segunda-feira, 28 de março de 2011

Dinâmicas, Vivências e Psicotécnico – Como Agir?



O Gerenciamento do Marketing Pessoal (GMP) – Dinâmicas, Vivências e Psicotécnico – Como Agir?
Gestão Pessoal

Dinâmicas são métodos de aprendizado rápido, empregadas em diversas atividades com o intuito de massificar e entender melhor a mensagem ou objetivo da tarefa. Por ser uma forma interessante e criativa, a dinâmica nos torna livres para falar de diversos temas utilizando apenas a criatividade, onde podemos trabalhar em grupo, raciocinar, debater, opinar, criar e até brincar.
      
Constantemente os recursos humanos disponibilizam dinâmicas para os processos seletivos. As bases para poder entender o sentido das dinâmicas se encontram na cooperação, união, raciocínio, atitude e respeito.
     
 As dinâmicas podem ser divididas em:

-         Dinâmicas de Apresentação;
-         Dinâmicas de Descontração;
-         Dinâmicas de Ajuda-mútua;
-         Dinâmicas de Avaliação;
-         Dinâmicas de Recreação;
-         Dinâmicas de Reflexão;
-         Psicotécnico;
-         Vivências.

Para passar pelo teste das dinâmicas é fundamental ser desinibido e ter boa fluência verbal, por isso leia sempre revistas e livros, além de jornais de qualidade a fim de expandir o vocabulário e inteirar-se dos fatos do mundo. Adquirir bons conhecimentos nem sempre custa alguma coisa. Você pode perder tudo nesta vida, mas seu conhecimento ninguém retira, por isso, enriqueça-o sem hesitar.


Dinâmicas de Apresentação
Como o nome já especifica, é utilizada para a apresentação dos candidatos à vaga. O candidato em voz alta fica de pé, apresenta-se basicamente por nome, idade e o que sabe fazer. Em muitos casos, pede-se um animal preferido. 

Ninguém está interessado no animal que você irá escolher, tão pouco irão se lembrar qual foi. O objetivo é testar a originalidade e a criatividade. Muitos irão escolher a águia, pois “ela possui uma visão aguçada, observando seu objetivo mesmo nas alturas”. Bonita frase, não? Os gerentes já sabem quem copiou alguma coisa de alguém e quem é original. 

Não o subestime sendo a “voz da sabedoria”, querendo esmagar os outros concorrentes. Apenas seja criativo e lógico. Não seja sem conteúdo, escolhendo realmente um animal que goste como um gato ou cachorro, dizendo que escolheu por ser “bonitinho” ou “o melhor amigo do homem”.
      
Quando falar, inicie com uma saudação: Bom dia, boa tarde ou boa noite. Não fite apenas o entrevistador. Posicione seus braços na altura da cintura, como os repórteres. Fale claro e pausadamente, olhando para todos.    Nunca ponha as mãos no bolso, para baixo, para trás, na cabeça, na cintura e nem cruze os braços. Fique parado e confortavelmente sem se balançar ou andar – isto causa sonolência e inquieta o ouvinte. Lembre-se  do maior número de nomes possíveis, pois quase ninguém consegue isso, caindo no péssimo hábito de chamar as pessoas de “coisa” ou “colega”.
     
 É muito bom para a estima ser chamado pelo nome, pois mexe com todo o corpo.
     
As palavras básicas para um bom sucesso são: Bom dia, por favor e obrigado – o sorriso é amigo e eterno companheiro delas. Outras dinâmicas de apresentação podem acontecer em forma de brincadeiras.


Dinâmicas de Descontração
Serve para “quebrar o gelo” e não deixar a entrevista monótona e cansativa. Para poder passar destacado nelas, uma regra é única e simples: seja voluntário em tudo e seja o primeiro! Dance, pule, brinque, cante e recite. Não se iniba e se destacará com pontos positivos, pois a meta é saber se o voluntário está preparado para contornar situações difíceis.

Dinâmicas de Ajuda-mútua
Estas dinâmicas são aplicadas em grupo, onde normalmente é necessário o trabalho em equipe para alcançar o objetivo. Os cuidados para enfrentar essas dinâmicas atentam para a não haver conflito de idéias, individualidade, constrangimentos, falta de lideranças e desacordo do grupo. É mais utilizada em testes de Quociente Emocional (QE). 

Dinâmicas de Avaliação
Recomendadas para grupos ou empresas que possuem um bom tempo de caminhada. Servem para avaliar decisões, problemas da empresa, problemas entre funcionários ou apenas medidas para melhorar o rendimento da equipe.

Dinâmicas de Recreação
São as favoritas de crianças e adultos. Na maioria das vezes são empregadas em sociedades, clubes, comunidades, igrejas, institutos, escolas e eventos. Uma forma típica de realizar uma dinâmica de recreação é usar uma brincadeira já existente e modificá-la, por exemplo, mudando o objetivo, colocando mais pessoas, inverter a brincadeira, etc.

Dinâmicas de Reflexão
Este tipo de dinâmica é mais aplicado em igrejas. Costuma-se utilizar músicas e muita simbologia, voltada para a área emocional. Um exemplo é reunir as pessoas de um grupo para informar a morte de uma pessoa muito querida. No local da reunião, há um caixão artificial e uma pessoa tocando marcha fúnebre no violão. O organizador fala sobre a falta que essa pessoa pode fazer à comunidade, sem falar o nome dela e depois convida os participantes a olharem quem faleceu, um a um. Ao olhar para dentro do caixão, a pessoa depara-se com um espelho!
     
 É importante o organizador explicar a simbologia desta dinâmica, que significa a decadência e a falta de motivação da comunidade ou do grupo.   No decorrer do debate, a pessoa que está presidindo a reunião  diz que cada um tem o seu valor e encerra a reunião perguntando  para cada um: O que aconteceria ao grupo e à comunidade se esta pessoa tivesse falecido?
  
Psicotécnico
     Você já ouviu a recomendação: “Psicotécnico é fácil! É só fingir que é maluco que você passa!”
   
Caro leitor, estudante e Técnico, o mundo está cercado de mitos e espertalhões fracassados. Pergunte a estes quanto tempo duraram no emprego e a resposta não será satisfatória.
     
 Nos testes psicotécnicos, podemos ser testados de diversas maneiras.   Ressalto os testes de Quociente de Inteligência (QI), Quociente de Criatividade (QC) e Raciocínio Lógico.
     
 Os testes básicos consistem em testar sua criatividade ou velocidade de pensamento para atender ao perfil e às necessidades da empresa.
    
Para auxiliá-lo neste tipo de dinâmica disponibilizo alguns dos testes mais frequentes:
  1. Quando pedirem para desenhar um “menino atrás da árvore”, apenas desenhe uma árvore e o chão. Não coloque a cabeça, braço ou perna do garoto aparecendo, já que ele está atrás da árvore. A importância de sempre desenhar o chão é o fato de não estarmos “voando” desatentos às atividades propostas;
  2.  Se receber algum tipo de teste escrito, leia ele por completo antes de fazer qualquer ação. Mesmo que o entrevistador influencie-o dizendo que só terá dois ou três minutos. Este teste se chama originalmente de “Teste dos Três Minutos”, onde nas primeiras questões, pedirá que conte as vogais do título, sublinhe as consoantes, dar um tapinha nas costas do companheiro ao lado, etc. A última questão diz: “Ignore todas as alternativas anteriores e apenas escreva o seu nome no alto da folha”;
  3.  Quando lhe entregarem um papel tamanho A5 com vários formatos de letras em dez quadrados, do tipo: a palavra “falante” em formato 3D, a palavra “ladeira” escrita na vertical de baixo para cima, entre outras, indica que é um tipo de QC. Estes tipos de letras passam uma mensagem oculta, onde o candidato tem que descobrir a mensagem e escrevê-la ao lado da figura. As respostas para esta folha são: “Alto-falante”, “Subindo a ladeira”, “Multiplique”, “Pelo contrário”, “Eu dentro de casa”, “Coração partido”, “Beirute”, “Entrevistador” e “Lendo entrelinhas”;
  4. A dica de desenhar o chão também serve para desenhar casas e pessoas. A avaliação deste teste consiste em descobrir ou deduzir como que é a sua moradia ou a casa dos seus sonhos. Se o teste pedir para desenhar você mesmo, preste atenção nas partes do corpo que vai desenhar. Tem gente que esquece de desenhar orelha, dedos, pés, sombracelha e outras coisas mais. O teste de desenhar a família surge mais em escolas e instituições, onde as crianças desenharão as pessoas que, em sua concepção, fazem parte ou desempenham o papel de família. Se não tiver o desenho do pai ou da mãe e na ficha estiver escrito que os pais são casados, ou os dois se separaram ou o pai/mãe é ausente na família – Não desenhamos aquilo que não gostamos.     

Vivências
São dinâmicas mais simples, repletas de simbologias, materiais naturais, trabalhos com aromas e essências, músicas e mantras, locais rústicos e coreografias. Quanto menor o espaço e ruídos, melhor a concentração das pessoas no recinto. É a mais forte na área de QE, onde normalmente os participantes sentem-se muitos emocionados. É o momento da partilha e dos desabafos de problemas com o grupo que evolui para uma condição de família.
   
 Exemplos de Vivência:
  1. Massagem lúdica – Em grupos de auto-estima realiza-se o trabalho em duplas onde cada um faz massagem na palma da mão do outro, leves tapinhas, massagem nos ombros ou nas costas trocando de duplas, trabalhando o silêncio, etc;
  2. Confeccionar um “Bolo de Gelo”, colocando na forma flores e outros objetos coloridos de cabeça para baixo. Encher de água e congelar. No momento da apresentação, colocar uma vela no centro do bolo e explicar da seguinte forma: O bolo representa o coração das pessoas; A vela é a motivação; As flores são as qualidades escondidas dentro de cada um;
  3. Viagem Espiritual – Em um ambiente calmo e silencioso, todos ficam deitados, relaxados, de olhos fechados e sem calçados. Ao som de uma música instrumental ou da natureza, o animador introduz os participantes na mais profunda meditação enfatizando o relaxamento dos membros um a um e a respiração. Conta-se uma história e pede-se que cada um sinta-se na história. Para um realismo maior, relate cada detalhe do local onde se encontram, juntamente com cheiro, aspecto, estrutura, tempo, imagens, pessoas, etc. Quando abrirem os olhos “ao som de 1, 2, 3...”, pergunte-os sobre as sensações que tiveram.  
    
Em suma, estes são os principais meios de se preparar para uma vaga num emprego. Com este suporte, você estará com o conhecimento mais avançado no campo dos recursos humanos das grandes empresas. Agora, é necessária a busca pelo conhecimento em outras fontes. Busque ao máximo as informações e atualize-se sempre!


Em OUTUBRO será realizado o aguardado Curso de Mapa de Riscos!


OBJETIVO: Este curso tem como objetivo fornecer subsídios para a elaboração do Mapa de Riscos, além de apresentar ao público alvo uma visão abrangente na confecção do mesmo, de forma dinâmica com ênfase na prática, atendendo as especificações da Portaria do Ministério de Trabalho e Emprego nº 3214/ 78 - Norma Regulamentadora Nº 05.


INSTRUTOR: Ministrado pelo professor Luiz Ramos, Técnico de Segurança do Trabalho, Bombeiro Profissional Civil, Professor Convidado de Segurança do Trabalho, Legislação, Administração Geral e Tecnologias de Prevenção e Combate a Incêndio no Curso Imediato Nilópolis – Pólo do Centro Educacional Moraes Bastos. Com especializações e experiências em diversas áreas da Segurança do Trabalho e Socorrismo, Luiz Ramos apresenta um curso dinâmico e prático, com material didático apostilado e em slide, com certificado emitido sob seus registros.

METODOLOGIA DE ENSINO: O Curso de Mapa de Riscos foi desenvolvido com a especialização que a SEGPREVI possui que é a Qualidade de Ensino através de formação e treinamentos dinâmicos, com atividades de fixação, dicas e truques, atividades que estimula a maioria dos sentidos humanos, a fim de facilitar o aprendizado do conteúdo, aulas práticas e sem complicação, conteúdo de fácil assimilação e compreensão, utilização de Dinâmicas de Grupo para melhor interpretação das metas apresentadas. Serão apresentados vídeos, slides, materiais complementares e atividade prática, além de momentos de descontração.

PÚBLICO-ALVO: Empresários e Engenheiros; Médicos e Enfermeiros do Trabalho; Técnicos de Segurança do Trabalho, Técnicos de Enfermagem do Trabalho e Técnicos de Meio Ambiente, bem como Auxiliares e Assistentes; Tecnólogos de Segurança do Trabalho; Professores e Instrutores de Segurança do Trabalho, Estudantes e Estagiários das Áreas de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente; Membros da CIPA; Prevencionistas, Agentes Ocupacionais, Bombeiros Profissionais Civis, Socorristas, Resgatistas e Brigadistas; Militares, Agentes de Segurança Pública e Privada; Profissionais de Recursos Humanos e demais interessados no assunto.

CERTIFICADO: Nossos cursos são Cursos Livres, amparados pela Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Os Cursos Livres passaram a integrar a Educação Profissional como Educação Profissional. É a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior nem de registro pelo MEC, CEE ou quaisquer instituições de educação servindo para fins culturais, curriculares e de conhecimento.

Todos os nossos cursos possuem Certificado, Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Recibo. 
 
Definição de Cursos Livres: Além das modalidades de ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior, a legislação brasileira regulamentou a categoria "Curso Livre", que atende  a população com objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho, ex: informática, atendimento, secretariado, webdesign, segurança, idiomas, culinária, corte & costura, estética, beleza, etc.
As escolas e instituições que oferecem estes tipos de cursos têm direito de emitir certificado ao aluno em conformidade com a lei nº 9394/96 e Decreto nº 2.208/97. Cooperativas e profissionais autônomos, como no caso da SEGPREVI também podem ministrar tais cursos e emitir certificado conforme o Decreto nº 5,154/07, Deliberação CEE 14/97, além da Constituição Federal em seu artigo 205 e 206, inciso II. "Livre" significa que não existe a obrigatoriedade de carga horária, disciplinas, tempo de duração e, Diploma anterior. Como não há um limite determinado para a carga horária, um Curso Livre poderá variar entre algumas horas ou vários meses de duração. 
Apesar disso, por Bom Senso, Lei e Qualidade, nossos certificados são expedidos sob os registros de Luiz Ramos, profissional habilitado no Ministério do Trabalho e Emprego, na profissão e atribuições de Técnico de Segurança do Trabalho (MTE Nº 27016/ RJ e CBO 0-39.45) e Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, na profissão e atribuições de Bombeiro Profissional Civil (CBMERJ Nº 01284/10 e CBO 5171/10), além do CPF como profissional autônomo, portanto, Pessoa Física, sendo "SEGPREVI" Nome Fantasia do serviço.  
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1º Bloco
Módulo I – Introdução
- Apresentação entre Docente e Discentes;
- Introdução aos Problemas de Prevenção de Acidentes de Trabalho nas Empresas;
- Implantação do Mapa de Riscos;
- Legislação Brasileira;
- NR-5 – CIPA e seu Anexo IV – Mapa de Riscos;
- Leitura do Anexo IV – Mapa de Riscos;
- Relatório Escrito e Relatório Gráfico;
- Conceito do Mapa de Riscos;
- Etapas de Elaboração;
- Fiscalização e Penalidades para Ausência do Mapa de Riscos em Empresas Obrigadas a Possuí-lo;
- Valores de Mercado para Elaboração de Mapa de Riscos: INMETRA (350,00).

Módulo II – Riscos Ambientais
- Quadro de Riscos;
- Classificação dos Riscos Ambientais;
- Agentes Físicos;
- Agentes Químicos;
- Agentes Biológicos;
- Agentes Ergonômicos;
- Agentes Mecânicos;
- Estudos dos Tipos de Risco;
- Representação Gráfica dos Riscos;

Módulo III – Desenho Técnico
- Noções Básicas de Desenho Técnico e Cotagem;
- Legenda;
- Identificação e Reeducação de Maneabilidade do Material de Desenho Técnico;
- Elaboração de Croqui, Planta ou Layout;
- Tipos de Papéis para Layout;
- Tabela de Gravidade;
- Medição Quantitativa;
- Medição Qualitativa;
- Critério de Incidência.

2º Bloco
Módulo IV – Processos Administrativos
- O PPRA como Auxílio do Mapa de Riscos;
- O Agente Mapeador;
- “Técnica Presente”: Cronograma, Organograma, Fluxograma e Harmonograma;
- Roteiro de Abordagem para Levantamento de Riscos;
- Elaboração de Relatório dos Riscos para a Direção da Empresa;
- Checklist de Mapa de Riscos.

3º Bloco
Módulo V – Prática e Conclusão
- Confecção de Mapa de Riscos em Folha A4 e A3;
- Mapeando Construções com 02 ou mais Patamares ou Subsolo;
- Dobragem Técnica do Mapa de Riscos para Arquivamento;
- Técnicas de Arquivamento;
- “Técnica Presente”: Letreiramento Manual;
- Dinâmica de Fixação;
- Exibição de Vídeos para Análise de Fatos;
- Procedimentos Pós-Confecção do Mapa de Riscos;
- Elaboração de Treinamento de Mapa de Riscos para Cipeiros e Colaboradores;
- Teste Final: Elaboração de Mapa de Riscos com Simples Leitura de Informações Sobre Cotagem e Riscos Existentes;
- Avaliação de Qualidade do Curso;
- Entrega de Certificados.
 
MATERIAL DIDÁTICO INCLUSO!
Ao fazer o curso de Mapa de Riscos, você receberá:
- 01 Caderno de Desenho com Margem - Tamanho A4;
- 01 Cópia de Planta Baixa para Análise;
- 01 Lapiseira 0.9mm (poderá ser substituída por 0.7mm ou 0.5mm na ausência);
- 01 Borracha Plástica;
- 01 Régua 30cm;
- 01 Compasso;
- 12 Canetas Hidrocor;
- 01 Tabela com Quadro de Riscos Colorida;
- 01 Cópia Rascunho de Planta Baixa para Anotações Pessoais e Testes;
- 01 Impressão do Anexo 04 da NR-05 para Consulta;
- 20 Folhas de Papel Sulfite A4 para Testes, Trenamentos Práticos e Rascunho;
- 01 Folha de Papel Quadriculado para Treinamento Prático de Layout e Letreiramento Manual;
- 01 Pasta Transparente  para guardar seus materiais;
- 01 Caneta Esferográfica Preta para Arte Final;
- 01 Exclusiva Apostila de Mapa de Riscos Encadernada.

INVESTIMENTO: R$ 100,00

ATENÇÃO!
Está incluído no valor, o CERTIFICADO DE CONCLUSÃO + 01 KIT INÉDITO DE MATERIAIS PARA DESENHO TÉCNICO + ARQUIVOS  E MATERIAIS APRESENTADOS NO CURSO + COFFEE BREAK + 01 EXCLUSIVA APOSTILA DO CURSO DE MAPA DE RISCOS!

NO FINAL DO CURSO, HAVERÁ SORTEIO DE BRINDES E TODOS OS PARTICIPANTES RECEBERÃO 08 E-BOOKS IMPERDÍVEIS!

DATA: 06 DE OUTUBRO DE 2012.
HORÁRIO: DAS 9:00H ÀS 17:00H.
LOCAL: CURSO IMEDIATO - RUA ANTÔNIO JOSÉ BITTENCOURT, 17 - SALA 204 - NILÓPOLIS/ CENTRO.
INFORMAÇÕES: (21) 2655-2005/ 9823-3456 (LUIZ RAMOS) OU ATRAVÉS DO E-MAIL: LUIZRAMOSTST@GMAIL.COM

Caso o leitor queira apenas a Apostila, a mesma poderá ser adquirida por R$ 30,00. Entre em contato para adquirí-la.

FORMA DE PAGAMENTO PARA O CURSO OU APOSTILA AVULSA: DEPÓSITO BANCÁRIO ATÉ O DIA 02 DE OUTUBRO. Entre em contato antes e após de efetuar o depósito, enviando-nos o comprovante de depósito escaneado para nosso e-mail.
DADOS DA CONTA: BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA: 0265-8
CONTA POUPANÇA:  19056-X
VARIAÇÃO: 96
FAVORECIDO: LUIZ HENRIQUE RAMOS ILDEFONSO

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

- As inscrições só poderão ser canceladas até, no máximo 05 (cinco) dias úteis antes do início do curso. Não haverá devolução de valores pagos para inscrições não canceladas, no prazo estipulado;
- O curso será iniciado após a confirmação de no mínimo 10 (dez) inscritos;
- O investimento será depositado em quantia única no Banco do Brasil, Agência 0265-8, Conta Poupança 19056-X, Variação 96 – Favorecido: LUIZ HENRIQUE RAMOS ILDEFONSO, enviando um e-mail para confirmação de pagamento e dados pessoais;
- Ao entrar em contato pelo Formulário de Contato, telefone (21-2655-2005/09823-3456) ou pelo nosso e-mail (luizramostst@gmail.com) para confirmar sua presença no curso, informe seu NOME COMPLETO, RG, ENDEREÇO, 02 TELEFONES PARA CONTATO, E-MAIL, PROFISSÃO e FUNÇÃO. O nome completo e RG serão utilizados na confecção de seu Certificado, previamante, para que possa ser entregue no dia do curso; 
- A aquisição avulsa da apostila acarretará o pagamento da importância de R$ 30,00 também depositado em conta corrente e confirmado através de comprovante de depósito por e-mail;
- Os responsáveis pelo curso reservam-se o direito de alterar data, local, horário ou cancelar o curso, se houver insuficiência de inscrições. Em caso de mau tempo, o programa não sofrerá alteração, salvo intempéries que influenciem perigosamente ou alterem os meios e recursos para a realização do evento.

EXCLUSIVA APOSTILA DE MAPA DE RISCOS

Nossa apostila possui as mais completas temáticas voltadas para o Mapa de Riscos, apresentadas numa linguagem e explicação de fácil compreensão e assimilação, pronta para consultas na elaboração de um Mapa de Riscos, mesmo por aqueles que nunca ouviram falar sobre esta importante ferramenta de redução de acidentes de trabalho. Apresentamos também textos revisados em minuciosa revisão ortográfica, evitando assim erros de digitação ou de linguagem constantemente presentes em materiais que adquirimos para estudo e aprofundamento. Esta apostila já está inclusa no valor de curso, onde poderá acompanhar alguns procedimentos teóricos, além de materiais adicionais que você receberá em nosso curso para complementar.

Conteúdo da Apostila
- Conceito de Mapa de Riscos, suas Origens e seu Objetivo;
- Roteiro de Elaboração do Mapa de Riscos Ambientais (MRA);
- Orientações para o Agente Mapeador;
- Legislação Aplicada à Elaboração do Mapa de Riscos;
- Quadro de Riscos;
- Classificação e Explanação sobre os Riscos Ambientais;
- Noções Básicas de Desenho Técnico e Cotagem;
- Elaboração de Croqui, Layout ou Planta;
- Roteiro de Abordagem para Levatamento de Riscos;
- Elaboração de Relatório de Riscos para a Empresa;
- Checklist para Mapa de Riscos;
- Técnicas de Arquivamento;
- Programa de Treinamento de Mapa de Riscos para Membros da CIPA e Colaboradores;
- Páginas Especiais Coloridas;
- Questões Anteriores de Provas de Concurso Público com o tema Mapa de Riscos, para aperfeiçoar seus conhecimentos. 

UMA APOSTILA PARA ANTES, DURANTE E DEPOIS DO CURSO DE MAPA DE RISCOS DE LUIZ RAMOS

E EM NOVEMBRO DE 2012:


CURSO DE PLANO DE EMERGÊNCIA E ROTAS DE FUGA

Muitas empresas costumam pedir em seus PPRA’s a presença de um Plano de Emergência com Rotas de Fuga para casos de desocupação da área de trabalho, constantemente provocada por grandes incêndios ou acidentes químicos. Mas o que ocorre quando o Técnico de Segurança responsável da empresa não sabe como elaborar um Plano de Emergência e nem sabe como fazer e organizar as Rotas de Fuga?

Foi com base nestes problemas e dúvidas que foi desenvolvido o Curso de Plano de Emergência e Rotas de Fuga. Um curso dinâmico onde você aprenderá passo a passo como elaborar o mapa que criará a opção de salvar os colaboradores de sua empresa frente a uma emergência.

Programe-se, entre em contato e reserve já sua vaga!    

Data: 10 DE NOVEMBRO DE 2012 (SÁBADO)
Horário: 09:00H ÀS 15:00H
Instrutor: Prof. Luiz Ramos
Local: CURSO IMEDIATO - Rua Antônio José Bittencourt, nº17 - Sala 204 - Nilópolis/RJ (Próximo ao Banco Itaú).
Investimento Promocional: R$ 50,00 VAGAS LIMITADAS!
Incluso: 01 Certificado de Conclusão + 01 Kit Básico de Materiais para Desenho Técnico + 01 CD-R com Materiais e Vídeos apresentados durante o curso + 01 Plano de Emergência + Mapas de Rotas de Fuga + Coffee Break.

Combine datas diferentes para a realização do curso para seu grupo, curso ou empresa, ligando para (21)2655-2005/(21)9823-3456 ou através do e-mail: luizramostst@gmail.com .

Caso sua localidade seja afastada do centro do Rio de Janeiro, entre em contato e iremos até você, tendo a vantagem de programar o dia de disponibilidade de seu grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senhores leitores, com o objetivo de aumentar a qualidade dos diálogos que surgirem nos comentários, adotamos uma política de moderação, que compartilhamos aqui com total transparência.

O que o SEGPREVI estimula:

• Bom uso do português;
• Respeito e diálogo saudável;
• Críticas coerentes e bem argumentadas ao texto principal ou a um comentário;
• Embate de ideias, abordagens, visões, discursos e posturas, não de pessoas;
• Sugestões de temas e novas pautas.

Critérios para exclusão

Serão automaticamente excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:

• Xingamentos, palavras de baixo calão, ofensas ou ataques pessoais a outros leitores ou aos administradores do SEGPREVI;
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão;
• Manifestações de preconceito de quaisquer espécies;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações;
• Reprodução integral de textos longos de autoria de terceiros (nesses casos, copie um trecho pequeno e linke o original, citando o autor).

Termos de uso

Ao enviar um comentário, você concorda que:

• Seu comentário não será publicado imediatamente e será moderado de acordo com os critérios acima;
• Você é o autor e único responsável pelo conteúdo de seu comentário;
• Seu comentário poderá ser reproduzido anonimamente em materiais de divulgação do SEGPREVI.

Gratos pela compreensão,
Equipe SEGPREVI