quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Brigada de Pizza


Boa noite, Leitores, Profissionais e Estudantes, depois de muito tempo, publico mais este artigo direcionado para os serviços de Prevenção e Combate a Incêndios, especialmente para a Brigadas de Incêndio recém-formadas. 

Infelizmente, tenho lido muitas reportagens  e artigos postados em sites e blogs que apresentam os Bombeiros Civis como relaxados, referindo-se à falta de dedicação e importância com cursos de aperfeiçoamento.  Digo que infelizmente é verdade. Mas não na proporção de levar a profissão à extinção. O que ocorre é que a maioria dos Bombeiros Civis entram para o ofício por ser "fácil". Com R$58,00 (valor da taxa de emolumento) e duas provas é possível ganhar uma nova profissão e receber 20 vezes mais todo mês.
Isso pode se tornar uma vantagem e ao mesmo tempo uma desvantagem. Vantagem porque é uma forma fácil de não ficar desempregado, além de adquirir novos conhecimentos e responsabilidades - é a chave do desespero para que não se planejou profissionalmente. E é uma desvantagem porque centenas de pessoas se "formam" Bombeiros Civis sem nem ao menos ter uma prática na função ou entender a gravidade e o tamanho da responsabilidade que vão assumir.


E o pior vem quando formam as Brigadas de Incêndio. Sem nem ao menos se aprofundarem nas suas atribuições, prestam-se a formar pessoas como Brigadistas, que poderão ficar mais perdidos ainda e até cometerem equívocos, colocando a vida de todos em risco. Por isso, apresento abaixo, um guia para ajudar as Brigadas de Incêndio que acabaram de se formar, mesmo que sua formação tenha sido de ótima qualidade e entendimento, pois "conhecimento não ocupa espaço". Boa leitura, companheiros.
A Brigada de Incêndio
A Brigada de Incêndio é bem mais que extintor e hidrante. Muitas entidades oferecem cursos de Brigada sem passar os pontos importantes da visão inteira da Brigada, assim muitos Brigadistas acabam não desenvolvendo seu papel que é muito mais amplo do que só saber mexer no extintor e no hidrante.

Com esse conceito de Brigada ser uma Pizza de 08 pedaços, podemos formar muito melhor nosso Brigadista, passando uma visão geral de todo contexto e das verdadeiras responsabilidades que passa a ter assim que se torna um Brigadista.

Antes de discutirmos os pedaços da pizza, vamos ter um conceito bem claro para você Brigadista, para você Líder ou Chefe de Brigada.

Entenda que Brigada não é só para aprender a usar extintor e gerar um documento para fiscalização, ela é para proteger você, proteger sua vida e das pessoas a sua volta, proteger seu local de trabalho ou moradia, e evitar o pior se uma emergência acontecer.

As Responsabilidades do Brigadista
Você é responsável pelo sistema de segurança contra incêndio e também pelas primeiras ações numa emergência. Se seu trabalho foi bem feito em cada parte, tudo deve funcionar melhor.
É muita responsabilidade, mas não se preocupe, este artigo especial servirá para lhe ajudar. O ideal seria que a empresa ou o condomínio onde você trabalha ou vive, tivesse um Técnico de Segurança do Trabalho e Bombeiros Profissionais Civis contratados para ajudar nas principais responsabilidades da Brigada, mas como nem sempre é assim, a responsabilidade continua sua, e continuaria mesmo com estes profissionais, apenas seria bem mais fácil.

Resumindo, você como Brigadista deve se organizar com os outros Brigadistas do local, que concluíram o curso de Brigada de Incêndio. Primeiramente, devem escolher entre vocês mesmos quem será o Líder da Brigada. Essa pessoa será o responsável principal por coordenar as atividades e responder pelo que não está correto. Oriento a escolha baseada pelos seguintes requisitos:

- Aceitação Mútua;
- Liderança Natural ou por Qualificação, Formação Técnica em Segurança do Trabalho ou Combate a Incêndio, ou ainda, anteriormente ter sido membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
- Possuir cursos de especialização ou expansão nas áreas de Socorrismo, Resgate, Planejamento de Emergência ou contra acidentes, Gestão Administrativa, Liderança, etc.
- Ter mais tempo de casa ou experiência na função.

Vocês precisam se reunir mensalmente, para relembrar o que viram no curso, para discutir os riscos, o que encontraram de errado, o que foi resolvido e como anda a campanha de conscientização que precisam promover entre todos do local onde vocês estão, ou seja, vocês são a Brigada, mas todos sem exceção precisam conhecer o plano de emergência que vocês fizeram e como proceder numa emergência, em especial a Rota de Fuga e o Plano de Abandono.
O Líder da Brigada, entre outras responsabilidades, deve manter um Livro Ata de Reuniões contendo anexadas cópias das solicitações que a Brigada enviar aos setores competentes por manutenção e outros. Oriento a delegação de tarefas, onde o Líder irá promover uma distribuição de função por todos os Brigadistas. Deverá conter funções como Secretário (Responsável por anotar informações para montar a pauta das Reuniões), entre outras que acharem necessário.


A Importância da Reunião e do Livro Ata da Brigada de Incêndio
Essa reunião mensal que vocês farão deverá ser debatida a questão de equipamentos fora de validade ou defeituosos, mesmo se existir uma empresa terceirizada contratada para cuidar de extintores e tudo mais. A Brigada de Incêndio precisa entender que é a responsável pela segurança contra incêndio no local, precisa fazer essa reunião mensal e ter um “livro” para documentar estas reuniões como se fosse uma ata de reunião de condomínio.

O fato de se reunirem e documentarem essa reunião pode salvá-los de complicações, por exemplo:
Suponhamos que houve um incêndio e o hidrante não funcionou, e vocês já haviam testado a bomba, tinham visto que não funcionava, enviaram o pedido de manutenção para o setor competente, e mantiveram uma cópia dessa solicitação junto ao livro da Brigada. Também registraram nesse livro tudo que ocorreu no decorrer do tempo. Acontece que não concertaram a bomba do hidrante, culminando num incêndio. A perícia veio e descobriu tudo; para complicar alguém morreu e vai acontecer um processo onde vão verificar responsabilidades...
Durante a perícia, constatou-se que o local não tem os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), que são os profissionais especialistas de Saúde e Segurança no trabalho.
Constatou-se também que não existe uma equipe de Bombeiros Civis contratada no local.
Verificou-se que somente se encontra presente a Brigada de Incêndio, isso mesmo, só tem VOCÊ!
As autoridades vão investigar e você precisa explicar por que o Brigadista não viu que o hidrante não funcionou, e daí podem vir as maiores complicações, incluindo processos e em casos mais graves, prisões.

Entendendo os Pedaços da Pizza
Vamos entender bem esse conceito de Brigada de Pizza, para que saiba suas obrigações:

Ações de Prevenção
A primeira metade da Brigada de Pizza é essencial, pois dela vamos conhecer nossa planta, o local onde estamos, seus riscos e nossa estrutura de segurança. Neste primeiro levantamento vamos ter informações para gerar nosso “Plano de Emergência”.

1 - Análise dos Riscos e Planejamento da Brigada
A parte mais importante e onde tudo começa. É feito o levantamento dos riscos no local, dos equipamentos, recursos e pessoal disponíveis. Desse levantamento são feitos mapas, tabelas e estatísticas. Com essas informações é criado o "Plano de Emergência", onde a equipe vai discutir as melhorias necessárias, as adequações, rotinas e campanhas de conscientização e ainda as ações que serão adotadas em caso de emergência.

2 - Prevenção
Entenda que prevenir é também manter todo o pessoal e sistemas de emergência em condições, além de encontrar os riscos existentes, diminuindo estes riscos e estando preparado para sinistros. Este entendimento pode fazer toda a diferença na emergência. Aqui incluo também a manutenção de todo sistema de segurança contra incêndio, como extintores, hidrantes, alarmes, Rota de Fuga, vestimentas apropriadas, Casa de Máquinas de Incêndio (CMI), Reservatório Técnico de Incêndio (RTI), etc. Deixá-los em condições de uso é uma prioridade alta.

3 - Testes
Deve ser realizada a verificação geral e testes de todo sistema de segurança contra incêndio, incluindo bomba dos hidrantes, alarmes de incêndio, luzes de emergência, e saídas de emergência. Estes testes precisam ser mensais e podem acontecer na ocasião da reunião da Brigada, onde todos os membros da Brigada de Incêndio deverão estar presentes. Oriento que as inspeções de rotina para verificar más condições, manutenções e recargas sejam feitas diariamente.


4 – Reuniões, Treino e Simulados.
É preciso que as condutas definidas nas reuniões sejam aplicadas e que todos os Brigadistas treinem com frequência. O simulado que deve acontecer a cada 02 meses, ou pelo menos a cada 06 meses, precisa ter o envolvimento e participação de todos do local. Só assim estarão preparados para uma emergência real. Oriento a importância de NÃO comunicar que se trata de um treinamento de incêndio, pois dessa forma, não haverá a “reação artificial” das pessoas ou o descaso.
Para se ter ideia, os Bombeiros Militares do Rio de Janeiro, no Quartel Central, em sua passagem de serviço e os militares da Marinha, quando em embarcações no mar treinam diariamente sua equipe de Brigada de Incêndio. Normalmente, em empresas de alto risco os treinos da Brigada chegam a ser mensais, quinzenais ou até semanais.


A recomendação básica é:

Inspeção de equipamentos: Diariamente;
Verificação básica dos sistemas de alarme e incêndio: Semanalmente;
Verificação, Análises, Testes Gerais e Treinamentos: Mensalmente.

O treinamento é quando o pessoal da Brigada relembra o que aprendeu no curso, maneja seu equipamento e mantém a habilidade afiada, além de galgarem e realizarem novos cursos de aprendizado contínuo e aprimoramento. Oriento a participação de Feiras e Exposições de Segurança do Trabalho e Prevenção Contra Incêndio, onde irão atualizarem-se quanto a novos equipamentos e novos sistemas de prevenção contra incêndios.

Ações de Emergência
O incidente aconteceu e existe uma emergência. Nesse caso o tempo e a perícia das ações pode ser a diferença entre a vida e a morte sua ou das pessoas ao seu redor.

Se estivermos em emergência, com segurança confiança e atenção, vamos:

1- Acionar o plano de Emergência
Que já foi desenvolvido pelos Brigadistas e seus responsáveis; que já é de conhecimento de todos do local, mesmo os que não são da Brigada; que já foi treinado pelos Brigadistas e simulado por todos. É bom que todos já tenham noção do que fazer, pois imagine acontecer a emergência e não haver um plano, ou haver um planejamento e ninguém conhecer. Esse planejamento obrigatoriamente inclui o Plano de Abandono com a Rota de Fuga.

2- Abandono
É a principal preocupação da Brigada. Devem ser considerados muitos fatores para que o plano tenha sucesso, incluindo a fuga de pessoas com mobilidade reduzida, como gestantes, obesos, deficientes, idosos, etc. Também deve haver uma preocupação com crianças. A Rota de Fuga deve estar muito bem acessível. O pessoal da Brigada nas suas atribuições de rotina devem manter essa rota livre, com o Ponto de Encontro conhecido de todos, num local longe e seguro, onde poderão verificar se falta alguém para direcionar o resgate. Para que isso ocorra de forma perfeita, deverá haver uma integração da Brigada de Incêndio e a Segurança Patrimonial, onde saberão todas as pessoas que estão no local no momento e as pessoas que se encontram fora das instalações. Imagine se o pessoal da Brigada não tivesse sido atento a Rota de Fuga e as pessoas ficassem presas numa emergência.

3 – Combate
A segunda prioridade da Brigada é o Combate. Também nesse ponto vemos a importância da primeira metade da pizza, as medidas de prevenção, se os extintores e hidrantes estão em condições de uso e se a equipe está treinada para ação. Lembrando que a Brigada de Incêndio não é uma equipe de Bombeiros Civis contratada e com a competência explícita de combate a incêndio. A Brigada deve agir de forma segura e respeitar suas limitações. Caso a situação de combate estiver insegura ou em proporções acima de seus recursos, devem se concentrar no abandono e não correr maiores riscos.

4 – Primeiros Socorros
Num plano ideal, a Brigada deverá possuir pessoas em número suficiente para formar 03 equipes: uma Equipe de Abandono, uma Equipe de Combate e uma Equipe de Primeiros Socorros, mas, o que costuma acontecer é um número reduzido de pessoas que precisariam fazer tudo. Em algumas situações é dispensado o Módulo de Primeiros Socorros para a equipe de Brigada, ficando uma fatia a menos.

De qualquer forma, os Primeiros Socorros para a Brigada são principalmente para evitar risco de morte. Podemos considerar aqui Suporte Básico de Vida (DBV), e o Desfibrilador Externo Automático (DEA) onde exista o equipamento e a equipe seja habilitada para usá-lo.

Todos estes pontos ou essas fatias, serão melhor explicados em cursos, palestras, formações e treinamentos específicos, de forma teórica e prática, imprescindível para que todo o sistema funcione corretamente.

Concluo reforçando que o Brigadista precisa ser ativo, interessado e se empenhar na sua missão de manter a pizza muito boa. Estar preparado, treinado, ter feito a verificação e mantido todo sistema em condições, e ainda saber como agir da melhor forma numa emergência são suas obrigações.

Parabéns Especialistas em Segurança do Trabalho, Bombeiros Profissionais Civis, Socorristas, Resgatistas e Brigadistas, pizza para todos!


Em OUTUBRO será realizado o aguardado Curso de Mapa de Riscos!


OBJETIVO: Este curso tem como objetivo fornecer subsídios para a elaboração do Mapa de Riscos, além de apresentar ao público alvo uma visão abrangente na confecção do mesmo, de forma dinâmica com ênfase na prática, atendendo as especificações da Portaria do Ministério de Trabalho e Emprego nº 3214/ 78 - Norma Regulamentadora Nº 05.


INSTRUTOR: Ministrado pelo professor Luiz Ramos, Técnico de Segurança do Trabalho, Bombeiro Profissional Civil, Professor Convidado de Segurança do Trabalho, Legislação, Administração Geral e Tecnologias de Prevenção e Combate a Incêndio no Curso Imediato Nilópolis – Pólo do Centro Educacional Moraes Bastos. Com especializações e experiências em diversas áreas da Segurança do Trabalho e Socorrismo, Luiz Ramos apresenta um curso dinâmico e prático, com material didático apostilado e em slide, com certificado emitido sob seus registros.

METODOLOGIA DE ENSINO: O Curso de Mapa de Riscos foi desenvolvido com a especialização que a SEGPREVI possui que é a Qualidade de Ensino através de formação e treinamentos dinâmicos, com atividades de fixação, dicas e truques, atividades que estimula a maioria dos sentidos humanos, a fim de facilitar o aprendizado do conteúdo, aulas práticas e sem complicação, conteúdo de fácil assimilação e compreensão, utilização de Dinâmicas de Grupo para melhor interpretação das metas apresentadas. Serão apresentados vídeos, slides, materiais complementares e atividade prática, além de momentos de descontração.

PÚBLICO-ALVO: Empresários e Engenheiros; Médicos e Enfermeiros do Trabalho; Técnicos de Segurança do Trabalho, Técnicos de Enfermagem do Trabalho e Técnicos de Meio Ambiente, bem como Auxiliares e Assistentes; Tecnólogos de Segurança do Trabalho; Professores e Instrutores de Segurança do Trabalho, Estudantes e Estagiários das Áreas de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente; Membros da CIPA; Prevencionistas, Agentes Ocupacionais, Bombeiros Profissionais Civis, Socorristas, Resgatistas e Brigadistas; Militares, Agentes de Segurança Pública e Privada; Profissionais de Recursos Humanos e demais interessados no assunto.

CERTIFICADO: Nossos cursos são Cursos Livres, amparados pela Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Os Cursos Livres passaram a integrar a Educação Profissional como Educação Profissional. É a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior nem de registro pelo MEC, CEE ou quaisquer instituições de educação servindo para fins culturais, curriculares e de conhecimento.

Todos os nossos cursos possuem Certificado, Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Recibo. 
 
Definição de Cursos Livres: Além das modalidades de ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior, a legislação brasileira regulamentou a categoria "Curso Livre", que atende  a população com objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho, ex: informática, atendimento, secretariado, webdesign, segurança, idiomas, culinária, corte & costura, estética, beleza, etc.
As escolas e instituições que oferecem estes tipos de cursos têm direito de emitir certificado ao aluno em conformidade com a lei nº 9394/96 e Decreto nº 2.208/97. Cooperativas e profissionais autônomos, como no caso da SEGPREVI também podem ministrar tais cursos e emitir certificado conforme o Decreto nº 5,154/07, Deliberação CEE 14/97, além da Constituição Federal em seu artigo 205 e 206, inciso II. "Livre" significa que não existe a obrigatoriedade de carga horária, disciplinas, tempo de duração e, Diploma anterior. Como não há um limite determinado para a carga horária, um Curso Livre poderá variar entre algumas horas ou vários meses de duração. 
Apesar disso, por Bom Senso, Lei e Qualidade, nossos certificados são expedidos sob os registros de Luiz Ramos, profissional habilitado no Ministério do Trabalho e Emprego, na profissão e atribuições de Técnico de Segurança do Trabalho (MTE Nº 27016/ RJ e CBO 0-39.45) e Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, na profissão e atribuições de Bombeiro Profissional Civil (CBMERJ Nº 01284/10 e CBO 5171/10), além do CPF como profissional autônomo, portanto, Pessoa Física, sendo "SEGPREVI" Nome Fantasia do serviço.  
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1º Bloco
Módulo I – Introdução
- Apresentação entre Docente e Discentes;
- Introdução aos Problemas de Prevenção de Acidentes de Trabalho nas Empresas;
- Implantação do Mapa de Riscos;
- Legislação Brasileira;
- NR-5 – CIPA e seu Anexo IV – Mapa de Riscos;
- Leitura do Anexo IV – Mapa de Riscos;
- Relatório Escrito e Relatório Gráfico;
- Conceito do Mapa de Riscos;
- Etapas de Elaboração;
- Fiscalização e Penalidades para Ausência do Mapa de Riscos em Empresas Obrigadas a Possuí-lo;
- Valores de Mercado para Elaboração de Mapa de Riscos: INMETRA (350,00).

Módulo II – Riscos Ambientais
- Quadro de Riscos;
- Classificação dos Riscos Ambientais;
- Agentes Físicos;
- Agentes Químicos;
- Agentes Biológicos;
- Agentes Ergonômicos;
- Agentes Mecânicos;
- Estudos dos Tipos de Risco;
- Representação Gráfica dos Riscos;

Módulo III – Desenho Técnico
- Noções Básicas de Desenho Técnico e Cotagem;
- Legenda;
- Identificação e Reeducação de Maneabilidade do Material de Desenho Técnico;
- Elaboração de Croqui, Planta ou Layout;
- Tipos de Papéis para Layout;
- Tabela de Gravidade;
- Medição Quantitativa;
- Medição Qualitativa;
- Critério de Incidência.

2º Bloco
Módulo IV – Processos Administrativos
- O PPRA como Auxílio do Mapa de Riscos;
- O Agente Mapeador;
- “Técnica Presente”: Cronograma, Organograma, Fluxograma e Harmonograma;
- Roteiro de Abordagem para Levantamento de Riscos;
- Elaboração de Relatório dos Riscos para a Direção da Empresa;
- Checklist de Mapa de Riscos.

3º Bloco
Módulo V – Prática e Conclusão
- Confecção de Mapa de Riscos em Folha A4 e A3;
- Mapeando Construções com 02 ou mais Patamares ou Subsolo;
- Dobragem Técnica do Mapa de Riscos para Arquivamento;
- Técnicas de Arquivamento;
- “Técnica Presente”: Letreiramento Manual;
- Dinâmica de Fixação;
- Exibição de Vídeos para Análise de Fatos;
- Procedimentos Pós-Confecção do Mapa de Riscos;
- Elaboração de Treinamento de Mapa de Riscos para Cipeiros e Colaboradores;
- Teste Final: Elaboração de Mapa de Riscos com Simples Leitura de Informações Sobre Cotagem e Riscos Existentes;
- Avaliação de Qualidade do Curso;
- Entrega de Certificados.
 
MATERIAL DIDÁTICO INCLUSO!
Ao fazer o curso de Mapa de Riscos, você receberá:
- 01 Caderno de Desenho com Margem - Tamanho A4;
- 01 Cópia de Planta Baixa para Análise;
- 01 Lapiseira 0.9mm (poderá ser substituída por 0.7mm ou 0.5mm na ausência);
- 01 Borracha Plástica;
- 01 Régua 30cm;
- 01 Compasso;
- 12 Canetas Hidrocor;
- 01 Tabela com Quadro de Riscos Colorida;
- 01 Cópia Rascunho de Planta Baixa para Anotações Pessoais e Testes;
- 01 Impressão do Anexo 04 da NR-05 para Consulta;
- 20 Folhas de Papel Sulfite A4 para Testes, Trenamentos Práticos e Rascunho;
- 01 Folha de Papel Quadriculado para Treinamento Prático de Layout e Letreiramento Manual;
- 01 Pasta Transparente  para guardar seus materiais;
- 01 Caneta Esferográfica Preta para Arte Final;
- 01 Exclusiva Apostila de Mapa de Riscos Encadernada.

INVESTIMENTO: R$ 100,00

ATENÇÃO!
Está incluído no valor, o CERTIFICADO DE CONCLUSÃO + 01 KIT INÉDITO DE MATERIAIS PARA DESENHO TÉCNICO + ARQUIVOS  E MATERIAIS APRESENTADOS NO CURSO + COFFEE BREAK + 01 EXCLUSIVA APOSTILA DO CURSO DE MAPA DE RISCOS!

NO FINAL DO CURSO, HAVERÁ SORTEIO DE BRINDES E TODOS OS PARTICIPANTES RECEBERÃO 08 E-BOOKS IMPERDÍVEIS!

DATA: 06 DE OUTUBRO DE 2012.
HORÁRIO: DAS 9:00H ÀS 17:00H.
LOCAL: CURSO IMEDIATO - RUA ANTÔNIO JOSÉ BITTENCOURT, 17 - SALA 204 - NILÓPOLIS/ CENTRO.
INFORMAÇÕES: (21) 2655-2005/ 9823-3456 (LUIZ RAMOS) OU ATRAVÉS DO E-MAIL: LUIZRAMOSTST@GMAIL.COM

Caso o leitor queira apenas a Apostila, a mesma poderá ser adquirida por R$ 30,00. Entre em contato para adquirí-la.

FORMA DE PAGAMENTO PARA O CURSO OU APOSTILA AVULSA: DEPÓSITO BANCÁRIO ATÉ O DIA 02 DE OUTUBRO. Entre em contato antes e após de efetuar o depósito, enviando-nos o comprovante de depósito escaneado para nosso e-mail.
DADOS DA CONTA: BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA: 0265-8
CONTA POUPANÇA:  19056-X
VARIAÇÃO: 96
FAVORECIDO: LUIZ HENRIQUE RAMOS ILDEFONSO

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

- As inscrições só poderão ser canceladas até, no máximo 05 (cinco) dias úteis antes do início do curso. Não haverá devolução de valores pagos para inscrições não canceladas, no prazo estipulado;
- O curso será iniciado após a confirmação de no mínimo 10 (dez) inscritos;
- O investimento será depositado em quantia única no Banco do Brasil, Agência 0265-8, Conta Poupança 19056-X, Variação 96 – Favorecido: LUIZ HENRIQUE RAMOS ILDEFONSO, enviando um e-mail para confirmação de pagamento e dados pessoais;
- Ao entrar em contato pelo Formulário de Contato, telefone (21-2655-2005/09823-3456) ou pelo nosso e-mail (luizramostst@gmail.com) para confirmar sua presença no curso, informe seu NOME COMPLETO, RG, ENDEREÇO, 02 TELEFONES PARA CONTATO, E-MAIL, PROFISSÃO e FUNÇÃO. O nome completo e RG serão utilizados na confecção de seu Certificado, previamante, para que possa ser entregue no dia do curso; 
- A aquisição avulsa da apostila acarretará o pagamento da importância de R$ 30,00 também depositado em conta corrente e confirmado através de comprovante de depósito por e-mail;
- Os responsáveis pelo curso reservam-se o direito de alterar data, local, horário ou cancelar o curso, se houver insuficiência de inscrições. Em caso de mau tempo, o programa não sofrerá alteração, salvo intempéries que influenciem perigosamente ou alterem os meios e recursos para a realização do evento.

EXCLUSIVA APOSTILA DE MAPA DE RISCOS

Nossa apostila possui as mais completas temáticas voltadas para o Mapa de Riscos, apresentadas numa linguagem e explicação de fácil compreensão e assimilação, pronta para consultas na elaboração de um Mapa de Riscos, mesmo por aqueles que nunca ouviram falar sobre esta importante ferramenta de redução de acidentes de trabalho. Apresentamos também textos revisados em minuciosa revisão ortográfica, evitando assim erros de digitação ou de linguagem constantemente presentes em materiais que adquirimos para estudo e aprofundamento. Esta apostila já está inclusa no valor de curso, onde poderá acompanhar alguns procedimentos teóricos, além de materiais adicionais que você receberá em nosso curso para complementar.

Conteúdo da Apostila
- Conceito de Mapa de Riscos, suas Origens e seu Objetivo;
- Roteiro de Elaboração do Mapa de Riscos Ambientais (MRA);
- Orientações para o Agente Mapeador;
- Legislação Aplicada à Elaboração do Mapa de Riscos;
- Quadro de Riscos;
- Classificação e Explanação sobre os Riscos Ambientais;
- Noções Básicas de Desenho Técnico e Cotagem;
- Elaboração de Croqui, Layout ou Planta;
- Roteiro de Abordagem para Levatamento de Riscos;
- Elaboração de Relatório de Riscos para a Empresa;
- Checklist para Mapa de Riscos;
- Técnicas de Arquivamento;
- Programa de Treinamento de Mapa de Riscos para Membros da CIPA e Colaboradores;
- Páginas Especiais Coloridas;
- Questões Anteriores de Provas de Concurso Público com o tema Mapa de Riscos, para aperfeiçoar seus conhecimentos. 

UMA APOSTILA PARA ANTES, DURANTE E DEPOIS DO CURSO DE MAPA DE RISCOS DE LUIZ RAMOS

E EM NOVEMBRO DE 2012:


CURSO DE PLANO DE EMERGÊNCIA E ROTAS DE FUGA

Muitas empresas costumam pedir em seus PPRA’s a presença de um Plano de Emergência com Rotas de Fuga para casos de desocupação da área de trabalho, constantemente provocada por grandes incêndios ou acidentes químicos. Mas o que ocorre quando o Técnico de Segurança responsável da empresa não sabe como elaborar um Plano de Emergência e nem sabe como fazer e organizar as Rotas de Fuga?

Foi com base nestes problemas e dúvidas que foi desenvolvido o Curso de Plano de Emergência e Rotas de Fuga. Um curso dinâmico onde você aprenderá passo a passo como elaborar o mapa que criará a opção de salvar os colaboradores de sua empresa frente a uma emergência.

Programe-se, entre em contato e reserve já sua vaga!    

Data: 10 DE NOVEMBRO DE 2012 (SÁBADO)
Horário: 09:00H ÀS 15:00H
Instrutor: Prof. Luiz Ramos
Local: CURSO IMEDIATO - Rua Antônio José Bittencourt, nº17 - Sala 204 - Nilópolis/RJ (Próximo ao Banco Itaú).
Investimento Promocional: R$ 50,00 VAGAS LIMITADAS!
Incluso: 01 Certificado de Conclusão + 01 Kit Básico de Materiais para Desenho Técnico + 01 CD-R com Materiais e Vídeos apresentados durante o curso + 01 Plano de Emergência + Mapas de Rotas de Fuga + Coffee Break.

Combine datas diferentes para a realização do curso para seu grupo, curso ou empresa, ligando para (21)2655-2005/(21)9823-3456 ou através do e-mail: luizramostst@gmail.com .

Caso sua localidade seja afastada do centro do Rio de Janeiro, entre em contato e iremos até você, tendo a vantagem de programar o dia de disponibilidade de seu grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senhores leitores, com o objetivo de aumentar a qualidade dos diálogos que surgirem nos comentários, adotamos uma política de moderação, que compartilhamos aqui com total transparência.

O que o SEGPREVI estimula:

• Bom uso do português;
• Respeito e diálogo saudável;
• Críticas coerentes e bem argumentadas ao texto principal ou a um comentário;
• Embate de ideias, abordagens, visões, discursos e posturas, não de pessoas;
• Sugestões de temas e novas pautas.

Critérios para exclusão

Serão automaticamente excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:

• Xingamentos, palavras de baixo calão, ofensas ou ataques pessoais a outros leitores ou aos administradores do SEGPREVI;
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão;
• Manifestações de preconceito de quaisquer espécies;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações;
• Reprodução integral de textos longos de autoria de terceiros (nesses casos, copie um trecho pequeno e linke o original, citando o autor).

Termos de uso

Ao enviar um comentário, você concorda que:

• Seu comentário não será publicado imediatamente e será moderado de acordo com os critérios acima;
• Você é o autor e único responsável pelo conteúdo de seu comentário;
• Seu comentário poderá ser reproduzido anonimamente em materiais de divulgação do SEGPREVI.

Gratos pela compreensão,
Equipe SEGPREVI