domingo, 27 de março de 2011

Uma Visão Sobre o Ensino a Distância



Neste artigo irei comentar sobre alguns cursos que encontrei tanto na área de Segurança do Trabalho quanto outras modalidades. Antes de colocar as referências, quero apresentar algumas considerações e análises pessoais sobre os cursos, a fim de que você possa também ter uma boa opção no que for realizar na internet. Por motivo do conteúdo deste artigo ser extenso, o dividi em três módulos, para que possa desfrutar com muito mais qualidade e satisfação esta visão que apresentarei aqui.

Redigi este artigo baseando-me em minhas experiências pessoais com este método. Se por acaso você se adaptar e tiver realmente vontade de crescer e ampliar o conhecimento com o Ensino a Distância (EAD), será de grande valia. Obrigado e bons estudos.

Bem, ultimamente estima-se que o Ensino a Distância tem apresentado maior pontuação do que as aulas presenciais. Isto se deve ao fato de que por ser a distância, pela internet você escolhe os horários e a quantidade de assuntos que irá estudar no dia. Diferentemente das aulas presenciais, que são marcados com datas e horários certos, que por muitas vezes são um empecilho para outros compromissos, além de obrigações profissionais, domésticas e maternais.

Não posso negar que existam pessoas que tem uma má concepção dos Cursos Online. Por preconceito (no sentido de conceituar sem conhecer ou necessitar), não se interessam em realizá-los, por achar que não terão valor algum no mercado de trabalho. Mero engano, pois os cursos possuem livre validação através dos seguintes órgãos: ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância e MEC - Ministério da Educação. Alguns cursos possuem outros órgãos responsáveis por trás do projeto, como o Ministério do Turismo, Ministério do Trabalho, Senado Federal, SENAI, SENAC, etc. Atualmente existem até faculdades à distância.

É claro, aconselho o seguinte: se o curso for completamente administrativo, burocrático e teórico, poderá ser cursado por qualquer pessoa interessada em trabalhar na área. Agora, se caso necessitar de uma prática, deverá realizar um curso presencial ou semi-presencial (metade à distância e metade presencial). Por que isso? Imagine que você queira realizar um curso de Atendimento ao Cliente. 

Você pode tranqüilamente realizá-lo, pois é uma matéria que não requer necessariamente uma prática presencial. Por outro lado, se for um curso de eletricista, aí complica mesmo, não tem jeito: faça um curso presencial! A sua vida e a vida dos demais agradecem!

Somente realize cursos desse tipo se você possuir uma experiência no assunto e não tiver nenhuma comprovação de que você sabe. Dessa forma, você realiza o curso apenas para conseguir uma certificação válida. Mesmo assim, sempre é recomendável que tenhamos um profissional devidamente habilitado para sanar dúvidas instantâneas.

Existem muitas empresas que contratam pessoas com cursos de expansão ou aperfeiçoamento à parte. Esses funcionários serão o diferencial na empresa. Imagine alguém certificado pela ISO 9001 sendo contratado por uma empresa e elevando ela ao padrão de qualidade da certificação, ou seja, implementando a Gestão de Qualidade?
Isso é orgulho para a empresa, para os empregados e é claro, para o Técnico em Segurança do Trabalho que investiu em seu aperfeiçoamento. Sua empresa estará entre as mais capacitadas em qualidade no mercado de trabalho e será uma referência.

Por isso, listo abaixo alguns cursos que considero interessantes para enriquecer o conhecimento (todos opcionais, de acordo com a sua área de atuação e o seu interesse em melhorar a cada dia e ser o diferencial):

- ISO 9001 – Gestão da Qualidade;
- OHSAS 18001 – Gestão de Saúde Ocupacional;
- ISO 14001 – Gestão Ambiental;
- 6 SIGMA – Eliminação de Defeitos de Processos;
- 5S – Gestão da Qualidade e Organização no Ambiente de Trabalho;
- Liderança;
- Técnico em Meio Ambiente;
- Desenvolvimento Sustentável;
- Idiomas, etc.

Uma observação importante: tenha foco em suas metas e suas especialidades. Seja o diferencial. O mercado de trabalho está cheio de pessoas iguais. Ninguém quer pessoas repetidas. Se eles sempre estão contratando alguém, é porque tem muitas pessoas repetidas.

Quer um exemplo?

Quantas empresas você já entrou e se deparou com um atendente que soubesse Libras (linguagem de sinais para surdos-mudos)?
Quantos souberam atendê-lo bem, sempre solícitos e com sorriso agradável?
Quantos davam atenção mais a você do que ao colega de trabalho?
Quantos ofereceram-lhe cesta quando você estava cheio de coisas nas mãos?
Quantos o levaram ao setor que você estava procurando, ao invés de apontarem o local e ficarem sentados fazendo outra atividade?
Quantas vezes você viu o Gerente no salão da empresa em acolhimento aos clientes?
Quantas vezes responderam o seu “Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite” em algum estabelecimento?
Quantas vezes você viu o atendente do caixa saudar-lhe de forma cordial, atendê-lo de pé transmitindo satisfação e olhando em seus olhos, informar o valor da compra, conferir se você está levando todos os produtos que comprou, saudar-lhe novamente e desejar-lhe o famoso “Volte Sempre”?

Se eu for colocar tudo o que está certo ou errado, não acabaremos. Em uma loja de sorvete, filial da que se localiza perto do meu curso, em apenas 2 minutos presenciei 12 irregularidades tanto na operacional (atitude e postura dos empregados) quanto na administrativa (atividades e materiais do local). E se eu fosse um fiscal? 

Por isso que eu digo: não tenha receio de se aperfeiçoar. O que as outras pessoas tem a ver com seu desejo de crescer? Por que muitas vezes nos deixamos levar pelas infelicidades e insucessos de outras pessoas? No final, acabamos como elas: desatualizados e sem a variedade de conhecimento. Já dizia uma passagem bíblica “O meu povo perece por falta de conhecimento” (Oséias Capítulo 4, Versículo 6/Os 4, 6/Os 4: 6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senhores leitores, com o objetivo de aumentar a qualidade dos diálogos que surgirem nos comentários, adotamos uma política de moderação, que compartilhamos aqui com total transparência.

O que o SEGPREVI estimula:

• Bom uso do português;
• Respeito e diálogo saudável;
• Críticas coerentes e bem argumentadas ao texto principal ou a um comentário;
• Embate de ideias, abordagens, visões, discursos e posturas, não de pessoas;
• Sugestões de temas e novas pautas.

Critérios para exclusão

Serão automaticamente excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:

• Xingamentos, palavras de baixo calão, ofensas ou ataques pessoais a outros leitores ou aos administradores do SEGPREVI;
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão;
• Manifestações de preconceito de quaisquer espécies;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações;
• Reprodução integral de textos longos de autoria de terceiros (nesses casos, copie um trecho pequeno e linke o original, citando o autor).

Termos de uso

Ao enviar um comentário, você concorda que:

• Seu comentário não será publicado imediatamente e será moderado de acordo com os critérios acima;
• Você é o autor e único responsável pelo conteúdo de seu comentário;
• Seu comentário poderá ser reproduzido anonimamente em materiais de divulgação do SEGPREVI.

Gratos pela compreensão,
Equipe SEGPREVI