domingo, 27 de março de 2011

Diferenças entre o Curso a Distância e o Curso Presencial



Será que existe diferença entre Curso a Distância e Curso Presencial?

Poucas diferenças, mas satisfatórias e econômicas! Tem muita gente que, como eu havia falado, possui certo preconceito com o Ensino a Distância.

O que pode diferenciar:

CURSO PRESENCIAL:

VANTAGENS:
Instalação adequada com quadros, professor para tirar as dúvidas na hora, retro-projetor e datashow, visitas técnicas, estágios (se possível e assim necessitar), interação com outras pessoas, dinâmicas de grupo, etc.

DESVANTAGENS:
O curso é caro porque tem que compensar os encargos de salário do professor (incluindo sua bagagem ainda mais se for publicamente conhecido), transporte, seu alimento, tempo e dias fixos de aulas, gastos do local e das instalações, salário dos secretários e administradores, risco de não ter aulas no dia, feriado, fins de semana, período certo de término do curso, não podendo ser antecipado, gasto demasiado de tempo, gasto com apostilas e materiais didáticos (sem contar os cursos que exigem uniforme, matrícula e carteira), comprometimento do horário, mensalidades, taxas, etc.

CURSO A DISTÂNCIA:

VANTAGENS:
Você pode estudar no horário e dia que desejar, quanto tempo desejar, por não possuir encargos sai consideravelmente barato, você mesmo imprime em casa sem esperar um demasiado tempo, não precisa sair de casa, pode realizar mais de um curso ao mesmo tempo, muitos são gratuitos, são válidos e possuem a mesma carga horária dos que são presenciais, economia de até R$ 1.970,00 em cursos de Gestão da Qualidade, utilização de videoconferência, tira suas dúvidas com os professores marcando dia e horário, participa de debates em fóruns, baixa apostilas e matérias sem custo de impressão e xerox, etc.

DESVANTAGENS:
Não possui alguém no momento para sanar as dúvidas, exigirá uma melhor organização pessoal para não cair no erro de deixar para depois, poderá ser cansativo ler pela tela do computador, os conteúdos escritos poderão não ser muito aprofundados, tendo a necessidade de ampliar o conhecimento por matérias na internet, não possui formatura, em caso de má conexão ou manutenção do computador comprometerá os estudos, muitos exigirão prática posterior.

Mas uma coisa é certa: Se desejar realizar um curso online, terá que redobrar seu empenho, esforço e dedicação. Tem que buscar por si só, para poder fazer valer o seu estudo e invalidar todas as desvantagens que o Ensino a Distância poderá ter. Talvez por isso que este método inovador, já aceito pelo Ministério da Educação – como grande incentivo, além de promover a Inclusão Digital por meio do ensino -, tem alcançado grandes índices de aprovação e desempenho, até mais do que os cursos presenciais.

Muito também se fala sobre quais cursos você quer fazer pela internet ou presencial. Muitas pessoas palpitam e às vezes, são maus palpites, talvez por não possuírem uma profundidade maior em suas metas e estratégias ou por serem realmente pessimistas. Outros podem até fazer por bondade, com receio de que você perca tempo e dinheiro com algo que poderá não ter nada a ver com o que você gosta, por exemplo, em meu caso, vou apresentar as perguntas que mais me fazem, em tom pessimista ou irônico:

- Por que você realizou estes Cursos Militares de S.W.A.T, Operações Especiais e Combate com Faca se você não vai trabalhar na Polícia quando sair do Exército?
Resposta.: Eu desejo ter uma chance a mais de sobreviver,em situações extremas, nunca se sabe o dia de amanhã. Inclusive, muitos dos cursos militares que eu pude fazer, possuem certa ligação com os cursos civis, mesmo que por um outro ângulo, como por exemplo: S.W.A.T lida com Explosivos, Primeiros Socorros, Agentes Químicos, Rotas de Fuga e Evasão, Liderança, Coordenação de Equipe e Equilíbrio Psicológico em situações extremas, Trabalho sobre Estress Psicológico e as Operações Especiais, que preparam a pessoa para que salve a todos e seja a última a morrer em todas as circunstâncias; Combate Com Faca nos dá o conhecimento de como lidar com um ferimento de corte leve ou profundo, nos membros inferiores e superiores e no tronco. Então, analise:
 Preciso obrigatoriamente me preparar para a polícia para poder estudar estas coisas?

- Por que você é Detetive Profissional se não vai estudar para a Prova da Polícia Civil e não terá tempo de investigar casos?
Resposta.: O Técnico em Segurança no Trabalho possui em suas atribuições a Investigação de Acidente de Trabalho e nada foge dos procedimentos convencionais do detetive ou investigador criminal. Um aprofundamento ajuda em muito nesta atividade especial.

- Por que você vai querer fazer um curso de Turismo se não vai trabalhar na área?
Resposta.: Não é o Curso em si, é uma das matérias que possuo interesse maior: Cerimonial e Protocolo. Neste módulo, aprendi a etiqueta em mesa e etiqueta pessoal. Imagine se quando você for convidado para um almoço com seus patrões, não souber se comportar à mesa? As pessoas têm uma incrível habilidade de fazerem as coisas erradas. Gafes são incômodas e dificilmente será convidado novamente. Muito pior se neste almoço estiver presente representantes de multinacionais. Passando por este módulo, você saberá o que nunca deve dizer, fazer, gesticular ou oferecer a algumas pessoas de culturas estrangeiras, que podem possuir interpretações diferentes daquilo que fazemos.

Tudo está no modo de como você foca as coisas. Tem pessoas que observam a árvore em sua frente, mas não veem a floresta ao redor. Outras veem a floresta, mas não enxergam a árvore. Se você for capaz de fazer as duas coisas ao mesmo tempo, ninguém te segura.      

Para que você possa ver de que forma que eu implementei meu currículo para a Segurança do Trabalho e que cursos eu pude realizar, visite a nossa página “Nossa Equipe”.


Em OUTUBRO será realizado o aguardado Curso de Mapa de Riscos!


OBJETIVO: Este curso tem como objetivo fornecer subsídios para a elaboração do Mapa de Riscos, além de apresentar ao público alvo uma visão abrangente na confecção do mesmo, de forma dinâmica com ênfase na prática, atendendo as especificações da Portaria do Ministério de Trabalho e Emprego nº 3214/ 78 - Norma Regulamentadora Nº 05.


INSTRUTOR: Ministrado pelo professor Luiz Ramos, Técnico de Segurança do Trabalho, Bombeiro Profissional Civil, Professor Convidado de Segurança do Trabalho, Legislação, Administração Geral e Tecnologias de Prevenção e Combate a Incêndio no Curso Imediato Nilópolis – Pólo do Centro Educacional Moraes Bastos. Com especializações e experiências em diversas áreas da Segurança do Trabalho e Socorrismo, Luiz Ramos apresenta um curso dinâmico e prático, com material didático apostilado e em slide, com certificado emitido sob seus registros.

METODOLOGIA DE ENSINO: O Curso de Mapa de Riscos foi desenvolvido com a especialização que a SEGPREVI possui que é a Qualidade de Ensino através de formação e treinamentos dinâmicos, com atividades de fixação, dicas e truques, atividades que estimula a maioria dos sentidos humanos, a fim de facilitar o aprendizado do conteúdo, aulas práticas e sem complicação, conteúdo de fácil assimilação e compreensão, utilização de Dinâmicas de Grupo para melhor interpretação das metas apresentadas. Serão apresentados vídeos, slides, materiais complementares e atividade prática, além de momentos de descontração.

PÚBLICO-ALVO: Empresários e Engenheiros; Médicos e Enfermeiros do Trabalho; Técnicos de Segurança do Trabalho, Técnicos de Enfermagem do Trabalho e Técnicos de Meio Ambiente, bem como Auxiliares e Assistentes; Tecnólogos de Segurança do Trabalho; Professores e Instrutores de Segurança do Trabalho, Estudantes e Estagiários das Áreas de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente; Membros da CIPA; Prevencionistas, Agentes Ocupacionais, Bombeiros Profissionais Civis, Socorristas, Resgatistas e Brigadistas; Militares, Agentes de Segurança Pública e Privada; Profissionais de Recursos Humanos e demais interessados no assunto.

CERTIFICADO: Nossos cursos são Cursos Livres, amparados pela Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Os Cursos Livres passaram a integrar a Educação Profissional como Educação Profissional. É a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior nem de registro pelo MEC, CEE ou quaisquer instituições de educação servindo para fins culturais, curriculares e de conhecimento.

Todos os nossos cursos possuem Certificado, Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Recibo. 
 
Definição de Cursos Livres: Além das modalidades de ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior, a legislação brasileira regulamentou a categoria "Curso Livre", que atende  a população com objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho, ex: informática, atendimento, secretariado, webdesign, segurança, idiomas, culinária, corte & costura, estética, beleza, etc.
As escolas e instituições que oferecem estes tipos de cursos têm direito de emitir certificado ao aluno em conformidade com a lei nº 9394/96 e Decreto nº 2.208/97. Cooperativas e profissionais autônomos, como no caso da SEGPREVI também podem ministrar tais cursos e emitir certificado conforme o Decreto nº 5,154/07, Deliberação CEE 14/97, além da Constituição Federal em seu artigo 205 e 206, inciso II. "Livre" significa que não existe a obrigatoriedade de carga horária, disciplinas, tempo de duração e, Diploma anterior. Como não há um limite determinado para a carga horária, um Curso Livre poderá variar entre algumas horas ou vários meses de duração. 
Apesar disso, por Bom Senso, Lei e Qualidade, nossos certificados são expedidos sob os registros de Luiz Ramos, profissional habilitado no Ministério do Trabalho e Emprego, na profissão e atribuições de Técnico de Segurança do Trabalho (MTE Nº 27016/ RJ e CBO 0-39.45) e Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, na profissão e atribuições de Bombeiro Profissional Civil (CBMERJ Nº 01284/10 e CBO 5171/10), além do CPF como profissional autônomo, portanto, Pessoa Física, sendo "SEGPREVI" Nome Fantasia do serviço.  
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1º Bloco
Módulo I – Introdução
- Apresentação entre Docente e Discentes;
- Introdução aos Problemas de Prevenção de Acidentes de Trabalho nas Empresas;
- Implantação do Mapa de Riscos;
- Legislação Brasileira;
- NR-5 – CIPA e seu Anexo IV – Mapa de Riscos;
- Leitura do Anexo IV – Mapa de Riscos;
- Relatório Escrito e Relatório Gráfico;
- Conceito do Mapa de Riscos;
- Etapas de Elaboração;
- Fiscalização e Penalidades para Ausência do Mapa de Riscos em Empresas Obrigadas a Possuí-lo;
- Valores de Mercado para Elaboração de Mapa de Riscos: INMETRA (350,00).

Módulo II – Riscos Ambientais
- Quadro de Riscos;
- Classificação dos Riscos Ambientais;
- Agentes Físicos;
- Agentes Químicos;
- Agentes Biológicos;
- Agentes Ergonômicos;
- Agentes Mecânicos;
- Estudos dos Tipos de Risco;
- Representação Gráfica dos Riscos;

Módulo III – Desenho Técnico
- Noções Básicas de Desenho Técnico e Cotagem;
- Legenda;
- Identificação e Reeducação de Maneabilidade do Material de Desenho Técnico;
- Elaboração de Croqui, Planta ou Layout;
- Tipos de Papéis para Layout;
- Tabela de Gravidade;
- Medição Quantitativa;
- Medição Qualitativa;
- Critério de Incidência.

2º Bloco
Módulo IV – Processos Administrativos
- O PPRA como Auxílio do Mapa de Riscos;
- O Agente Mapeador;
- “Técnica Presente”: Cronograma, Organograma, Fluxograma e Harmonograma;
- Roteiro de Abordagem para Levantamento de Riscos;
- Elaboração de Relatório dos Riscos para a Direção da Empresa;
- Checklist de Mapa de Riscos.

3º Bloco
Módulo V – Prática e Conclusão
- Confecção de Mapa de Riscos em Folha A4 e A3;
- Mapeando Construções com 02 ou mais Patamares ou Subsolo;
- Dobragem Técnica do Mapa de Riscos para Arquivamento;
- Técnicas de Arquivamento;
- “Técnica Presente”: Letreiramento Manual;
- Dinâmica de Fixação;
- Exibição de Vídeos para Análise de Fatos;
- Procedimentos Pós-Confecção do Mapa de Riscos;
- Elaboração de Treinamento de Mapa de Riscos para Cipeiros e Colaboradores;
- Teste Final: Elaboração de Mapa de Riscos com Simples Leitura de Informações Sobre Cotagem e Riscos Existentes;
- Avaliação de Qualidade do Curso;
- Entrega de Certificados.
 
MATERIAL DIDÁTICO INCLUSO!
Ao fazer o curso de Mapa de Riscos, você receberá:
- 01 Caderno de Desenho com Margem - Tamanho A4;
- 01 Cópia de Planta Baixa para Análise;
- 01 Lapiseira 0.9mm (poderá ser substituída por 0.7mm ou 0.5mm na ausência);
- 01 Borracha Plástica;
- 01 Régua 30cm;
- 01 Compasso;
- 12 Canetas Hidrocor;
- 01 Tabela com Quadro de Riscos Colorida;
- 01 Cópia Rascunho de Planta Baixa para Anotações Pessoais e Testes;
- 01 Impressão do Anexo 04 da NR-05 para Consulta;
- 20 Folhas de Papel Sulfite A4 para Testes, Trenamentos Práticos e Rascunho;
- 01 Folha de Papel Quadriculado para Treinamento Prático de Layout e Letreiramento Manual;
- 01 Pasta Transparente  para guardar seus materiais;
- 01 Caneta Esferográfica Preta para Arte Final;
- 01 Exclusiva Apostila de Mapa de Riscos Encadernada.

INVESTIMENTO: R$ 100,00

ATENÇÃO!
Está incluído no valor, o CERTIFICADO DE CONCLUSÃO + 01 KIT INÉDITO DE MATERIAIS PARA DESENHO TÉCNICO + ARQUIVOS  E MATERIAIS APRESENTADOS NO CURSO + COFFEE BREAK + 01 EXCLUSIVA APOSTILA DO CURSO DE MAPA DE RISCOS!

NO FINAL DO CURSO, HAVERÁ SORTEIO DE BRINDES E TODOS OS PARTICIPANTES RECEBERÃO 08 E-BOOKS IMPERDÍVEIS!

DATA: 06 DE OUTUBRO DE 2012.
HORÁRIO: DAS 9:00H ÀS 17:00H.
LOCAL: CURSO IMEDIATO - RUA ANTÔNIO JOSÉ BITTENCOURT, 17 - SALA 204 - NILÓPOLIS/ CENTRO.
INFORMAÇÕES: (21) 2655-2005/ 9823-3456 (LUIZ RAMOS) OU ATRAVÉS DO E-MAIL: LUIZRAMOSTST@GMAIL.COM

Caso o leitor queira apenas a Apostila, a mesma poderá ser adquirida por R$ 30,00. Entre em contato para adquirí-la.

FORMA DE PAGAMENTO PARA O CURSO OU APOSTILA AVULSA: DEPÓSITO BANCÁRIO ATÉ O DIA 02 DE OUTUBRO. Entre em contato antes e após de efetuar o depósito, enviando-nos o comprovante de depósito escaneado para nosso e-mail.
DADOS DA CONTA: BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA: 0265-8
CONTA POUPANÇA:  19056-X
VARIAÇÃO: 96
FAVORECIDO: LUIZ HENRIQUE RAMOS ILDEFONSO

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

- As inscrições só poderão ser canceladas até, no máximo 05 (cinco) dias úteis antes do início do curso. Não haverá devolução de valores pagos para inscrições não canceladas, no prazo estipulado;
- O curso será iniciado após a confirmação de no mínimo 10 (dez) inscritos;
- O investimento será depositado em quantia única no Banco do Brasil, Agência 0265-8, Conta Poupança 19056-X, Variação 96 – Favorecido: LUIZ HENRIQUE RAMOS ILDEFONSO, enviando um e-mail para confirmação de pagamento e dados pessoais;
- Ao entrar em contato pelo Formulário de Contato, telefone (21-2655-2005/09823-3456) ou pelo nosso e-mail (luizramostst@gmail.com) para confirmar sua presença no curso, informe seu NOME COMPLETO, RG, ENDEREÇO, 02 TELEFONES PARA CONTATO, E-MAIL, PROFISSÃO e FUNÇÃO. O nome completo e RG serão utilizados na confecção de seu Certificado, previamante, para que possa ser entregue no dia do curso; 
- A aquisição avulsa da apostila acarretará o pagamento da importância de R$ 30,00 também depositado em conta corrente e confirmado através de comprovante de depósito por e-mail;
- Os responsáveis pelo curso reservam-se o direito de alterar data, local, horário ou cancelar o curso, se houver insuficiência de inscrições. Em caso de mau tempo, o programa não sofrerá alteração, salvo intempéries que influenciem perigosamente ou alterem os meios e recursos para a realização do evento.

EXCLUSIVA APOSTILA DE MAPA DE RISCOS

Nossa apostila possui as mais completas temáticas voltadas para o Mapa de Riscos, apresentadas numa linguagem e explicação de fácil compreensão e assimilação, pronta para consultas na elaboração de um Mapa de Riscos, mesmo por aqueles que nunca ouviram falar sobre esta importante ferramenta de redução de acidentes de trabalho. Apresentamos também textos revisados em minuciosa revisão ortográfica, evitando assim erros de digitação ou de linguagem constantemente presentes em materiais que adquirimos para estudo e aprofundamento. Esta apostila já está inclusa no valor de curso, onde poderá acompanhar alguns procedimentos teóricos, além de materiais adicionais que você receberá em nosso curso para complementar.

Conteúdo da Apostila
- Conceito de Mapa de Riscos, suas Origens e seu Objetivo;
- Roteiro de Elaboração do Mapa de Riscos Ambientais (MRA);
- Orientações para o Agente Mapeador;
- Legislação Aplicada à Elaboração do Mapa de Riscos;
- Quadro de Riscos;
- Classificação e Explanação sobre os Riscos Ambientais;
- Noções Básicas de Desenho Técnico e Cotagem;
- Elaboração de Croqui, Layout ou Planta;
- Roteiro de Abordagem para Levatamento de Riscos;
- Elaboração de Relatório de Riscos para a Empresa;
- Checklist para Mapa de Riscos;
- Técnicas de Arquivamento;
- Programa de Treinamento de Mapa de Riscos para Membros da CIPA e Colaboradores;
- Páginas Especiais Coloridas;
- Questões Anteriores de Provas de Concurso Público com o tema Mapa de Riscos, para aperfeiçoar seus conhecimentos. 

UMA APOSTILA PARA ANTES, DURANTE E DEPOIS DO CURSO DE MAPA DE RISCOS DE LUIZ RAMOS

E EM NOVEMBRO DE 2012:


CURSO DE PLANO DE EMERGÊNCIA E ROTAS DE FUGA

Muitas empresas costumam pedir em seus PPRA’s a presença de um Plano de Emergência com Rotas de Fuga para casos de desocupação da área de trabalho, constantemente provocada por grandes incêndios ou acidentes químicos. Mas o que ocorre quando o Técnico de Segurança responsável da empresa não sabe como elaborar um Plano de Emergência e nem sabe como fazer e organizar as Rotas de Fuga?

Foi com base nestes problemas e dúvidas que foi desenvolvido o Curso de Plano de Emergência e Rotas de Fuga. Um curso dinâmico onde você aprenderá passo a passo como elaborar o mapa que criará a opção de salvar os colaboradores de sua empresa frente a uma emergência.

Programe-se, entre em contato e reserve já sua vaga!    

Data: 10 DE NOVEMBRO DE 2012 (SÁBADO)
Horário: 09:00H ÀS 15:00H
Instrutor: Prof. Luiz Ramos
Local: CURSO IMEDIATO - Rua Antônio José Bittencourt, nº17 - Sala 204 - Nilópolis/RJ (Próximo ao Banco Itaú).
Investimento Promocional: R$ 50,00 VAGAS LIMITADAS!
Incluso: 01 Certificado de Conclusão + 01 Kit Básico de Materiais para Desenho Técnico + 01 CD-R com Materiais e Vídeos apresentados durante o curso + 01 Plano de Emergência + Mapas de Rotas de Fuga + Coffee Break.

Combine datas diferentes para a realização do curso para seu grupo, curso ou empresa, ligando para (21)2655-2005/(21)9823-3456 ou através do e-mail: luizramostst@gmail.com .

Caso sua localidade seja afastada do centro do Rio de Janeiro, entre em contato e iremos até você, tendo a vantagem de programar o dia de disponibilidade de seu grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senhores leitores, com o objetivo de aumentar a qualidade dos diálogos que surgirem nos comentários, adotamos uma política de moderação, que compartilhamos aqui com total transparência.

O que o SEGPREVI estimula:

• Bom uso do português;
• Respeito e diálogo saudável;
• Críticas coerentes e bem argumentadas ao texto principal ou a um comentário;
• Embate de ideias, abordagens, visões, discursos e posturas, não de pessoas;
• Sugestões de temas e novas pautas.

Critérios para exclusão

Serão automaticamente excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:

• Xingamentos, palavras de baixo calão, ofensas ou ataques pessoais a outros leitores ou aos administradores do SEGPREVI;
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão;
• Manifestações de preconceito de quaisquer espécies;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações;
• Reprodução integral de textos longos de autoria de terceiros (nesses casos, copie um trecho pequeno e linke o original, citando o autor).

Termos de uso

Ao enviar um comentário, você concorda que:

• Seu comentário não será publicado imediatamente e será moderado de acordo com os critérios acima;
• Você é o autor e único responsável pelo conteúdo de seu comentário;
• Seu comentário poderá ser reproduzido anonimamente em materiais de divulgação do SEGPREVI.

Gratos pela compreensão,
Equipe SEGPREVI

Postar um comentário