domingo, 27 de março de 2011

Curso Técnico Encurta o Caminho Para o Emprego



Se você colocou na cabeça que a melhor solução para o sucesso profissional é entrar na faculdade imediatamente, pare para pensar. Existe um caminho mais curto para você entrar no mercado de trabalho.

O que está acontecendo com o mercado de trabalho? De um lado, há um batalhão de candidatos, principalmente jovens entre 17 e 25 anos, com formação superior, que não conseguem emprego. Do outro lado, as empresas estão dizendo que as vagas existem, mas faltam candidatos qualificados.

A maior dificuldade é achar a mão-de-obra que está dentro das expectativas técnicas das empresas. A realidade é que estão sobrando candidatos com curso superior e faltando candidatos de nível técnico. Já até aconteceu de pessoas desistirem da faculdade para começar um curso técnico.

Caros companheiros Técnicos e Estudantes da área, estamos enquadrados numa situação parecida. Na verdade, preferi o Curso Técnico como trampolim para o Ensino Superior, que considero uma evolução do curso técnico. Imaginem que uma faculdade demore uns quatro ou cinco anos, dependendo da atividade. Teríamos que pagar um alto valor durante todo este tempo, sem contar nossas passagens, materiais extras, livros, xerox, impressões e talvez coisas que nem imaginamos.

Agora, imaginem ainda se alguém nesta situação, tem que sustentar casa alugada, filhos, trabalho, despesas e um pouco de conforto e acessibilidade (internet)? Não dá! Se der, será uma guerra por dia durante anos, ainda tendo que contar com uma boa vaga de emprego quando se formar.

O Técnico em Segurança no Trabalho, após o seu estágio, é contratado por salários em torno de R$ 2.500,00. Que primeiro emprego você consegue começar com esse salário?

Atualmente, Técnico em Segurança no Trabalho, é o setor que mais está oferecendo vagas. A Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas de 2016, o PAC e a descoberta do Pré-Sal representam fatores determinantes para a geração de novos postos de trabalho para esse profissional. Estima-se que nos próximos anos haverá falta de técnicos nessa área. O mercado também está à procura de Técnicos em Logística, um curso em alta no momento.

No outro extremo do mercado de trabalho haverá um excesso de dezenas de milhares de Bacharéis de Direito, Jornalistas e Psicólogos.


No Brasil ainda é forte a cultura do Bacharel. Aquela impressão de que um diploma de curso superior, qualquer que seja, irá resultar em muito mais oportunidades do que um diploma de curso técnico.

Qual é a vantagem de ter feito Técnico antes de fazer a faculdade?

Experiência. Você ganha muita experiência. Acaba saindo na frente de muita gente que faz faculdade e não tem essa experiência, de vivência, de rotina, e isso a gente consegue ter com o técnico. A falta de técnicos é tão acentuada que muitas empresas estão fazendo parcerias com escolas profissionalizastes e até contratando mão-de-obra estrangeira! Companheiro Técnico e Estudante brasileiro, ainda permitirá isso até quando?

Uma recente pesquisa, da Confederação Nacional das Indústrias, mostra que 61% das empresas pesquisadas estão capacitando seus próprios técnicos.

O caminho mais indicado é dar um passo de cada vez. Fazer um curso técnico, conseguir um bom emprego e depois investir em cursos de especialização, incluindo o curso superior mais adequado. Em particular, minha meta consiste em um curso superior de Engenharia Civil, com Pós-Graduação em Segurança no Trabalho, porém antes, angariar experiências como Técnico em Segurança no Trabalho.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senhores leitores, com o objetivo de aumentar a qualidade dos diálogos que surgirem nos comentários, adotamos uma política de moderação, que compartilhamos aqui com total transparência.

O que o SEGPREVI estimula:

• Bom uso do português;
• Respeito e diálogo saudável;
• Críticas coerentes e bem argumentadas ao texto principal ou a um comentário;
• Embate de ideias, abordagens, visões, discursos e posturas, não de pessoas;
• Sugestões de temas e novas pautas.

Critérios para exclusão

Serão automaticamente excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:

• Xingamentos, palavras de baixo calão, ofensas ou ataques pessoais a outros leitores ou aos administradores do SEGPREVI;
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão;
• Manifestações de preconceito de quaisquer espécies;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações;
• Reprodução integral de textos longos de autoria de terceiros (nesses casos, copie um trecho pequeno e linke o original, citando o autor).

Termos de uso

Ao enviar um comentário, você concorda que:

• Seu comentário não será publicado imediatamente e será moderado de acordo com os critérios acima;
• Você é o autor e único responsável pelo conteúdo de seu comentário;
• Seu comentário poderá ser reproduzido anonimamente em materiais de divulgação do SEGPREVI.

Gratos pela compreensão,
Equipe SEGPREVI