domingo, 27 de março de 2011

Uma Visão Sobre os Seminários



"Luiz Ramos"
: Este nome foi adotado quando eu fazia Artes Plásticas em 1996, por isso evoluiu e se tornou não apenas um nome artístico, mas um nome que viria assinar as diversas áreas de aprendizado que pude obter, inclusive esta que considero minha Vocação: Segurança no Trabalho.
Em meu livro ainda não publicado, o Portal do Amanhecer, venho apresentando formas de se melhorar tanto as apresentações pessoais em entrevista de emprego como também de que forma que podemos realizar seminários mais elaborados.

Certa vez, uma amiga minha me disse que só iria numa palestra de "Como Ganhar Um Milhão e Ser Bem Sucedido Profissionalmente" se soubesse que o palestrante recebia um salário de 1 Milhão todos os meses.
O que ela quis dizer com isso?

Quis dizer que não adianta alguém aconselhar e orientar se ela mesma não consegue ter ou alcançar o que está propondo. Não teria validade alguma suas palavras.

Faço também minhas as suas palavras, pois neste momento, através deste artigo irei tentar ajudar um pouco a todos na elaboração de um Seminário, compartilhando o que pude aprender ao longo de minha vida. E para que possam se assegurar que minha orientação irá melhorar consideravelmente a forma com que apresentam seus trabalhos, disponibilizei meu Currículum no menu “Nossa Equipe”.
Uma garantia a mais de que meus métodos são eficazes são as referências que meus Seminários recebem de professores e alunos. É algo muito gratificante e só faz com que nos aprimoremos cada dia mais.
Elaborando este artigo, não estou me colocando acima dos demais nem me intitulando o "dono da verdade", muito pelo contrário, desejo trabalhar ao lado de profissionais que conheço e posso confiar, pois sabe se sobressair sem sobrecarregar seus companheiros.
E também porque a situação da Apresentação Individual e Seminários Escolares é alarmante.

A Preparação Desde Cedo
Depois que chegamos a certo período de estudo no Ensino Médio e descobrimos que a Metodologia de Ensino Brasileira está muito abaixo do desejado, começamos também a questionar o porque disso. Nos deparamos com o Ensino Público insuficiente, ou seja, enquanto a escola particular ensina Regra de Três na 5ª Série, na escola pública o aluno só terá esta matéria na 8ª Série, se tiver.  Alguns ainda aprendem no Ensino Médio, porém existem aqueles que concluem sem saber.

O mesmo vale para Língua Portuguesa. Minha análise é que se perde muito tempo procurando o "sujeito oculto" no colégio, que até agora ninguém achou. Pior ainda quando ele é indeterminado. Estas matérias não fazem efeito algum em alunos que estão começando a aprender português. Só terá efeito para o Curso Preparatório, Provas e Vestibular, mais nada.

Então, perdemos aproximadamente 20 anos de nossas vidas aprendendo algo que não torna eficaz nossa habilidade de lidar com a Língua Portuguesa. Responda-me: De que adianta você saber quem é o “Sujeito Oculto” ou “Indeterminado” numa Redação, que atualmente tem mais peso nas provas de concurso público? No que isso te engrandeceu em sua habilidade no modo de falar e escrever?
Meu raciocínio pode até estar enganado e ser detestado por educadores, pois a grade escolar foi desenvolvida por especialistas em educação, patamar e formação que não possuo. Porém, o que apresento neste artigo é o que vivenciei. Lidei mais de 20 anos de minha vida com pessoas que mal sabiam ler e escrever e estavam na mesma série que eu. O que o colégio não se aprofundava, eu aprendia em casa, especialmente a ESCRITA, LEITURA e CALIGRAFIA.   
Por isso, vejo uma medida que poderia amenizar os problemas de apresentação pessoal e seminários que atormentam muitos jovens e adultos brasileiros na hora de se candidatarem a uma vaga de emprego:

Passar estes 20 anos de estudo apenas aprendendo meios de:
- Escrever melhor as palavras;
- Ler melhor as palavras e textos;
- Aprender técnicas de redação;
- Melhorar a pronúncia de certas palavras;
- Treinar os variados sinônimos das palavras;
- Brincar de Narração e Jornalismo, assim como vemos os repórteres na TV;
- Incentivar a criação de um Jornalzinho ou informativo nas escolas escrito pelas próprios alunos;
- Fazer jogo de adivinhar os sinônimos, assim como o antigo programa "Passa ou Repassa";
- Jogo da memória com palavras de grafias difíceis, fazendo com que se familiarizassem com os alunos;
- Promover Gincanas Educativas do tipo “SOLETRANDO”;
- Criar Histórias em Quadrinhos (aproveitando o contagiante anime "Naruto"), onde conheceriam as Figuras de Linguagem - e olhe que o desenho japonês (mangá) está repleto de Onomatopéias.

Enfim, existem inúmeras formas de se explicar a Língua Portuguesa e mesmo assim, diversos adultos ainda sentem dificuldades de se apresentarem ou escreverem uma redação. Pior de tudo, querem aprender Inglês sem ao menos conhecer o próprio idioma. A que ponto chegamos. E mesmo assim, depois de tantos anos, nunca descobriram onde está o Sujeito Oculto...

Por isso, o tempo para se preparar em uma redação ou seminário é agora!
Isso mesmo, agora! Ou quer fazer parte das pessoas culpadas pela sua dificuldade?

O Cotidiano
A todos que terminaram ou ainda realizam o Curso de Técnico em Segurança no Trabalho e desejam trabalhar imediatamente na área:
- Terá que se Apresentar;
- Terá que Palestrar;
- Terá que ministrar Cursos;
- Terá que Redigir.

Isso é fato e faz parte da vida.
Imagine que se em seu Curso você nem consegue se esforçar para um Seminário, quem dirá quando for ministrar uma Palestra e um Curso. Imagine ainda se você vai conseguir dormir tranquilo sabendo que sua apresentação foi ruim e que amanhã, quem vai estar pondo em prática o que você tentou explicar são os funcionários da obra onde você mesmo trabalha? Suicídio, hein? Pior ainda é saber que outro profissional com melhor desenvoltura vai ocupar a sua vaga...
Para ilustrar o que quero dizer:
Aos que possuem mentalidade de patamar inferior e que, com certeza serão maus profissionais, cabe as seguintes frases que não cansam de pronunciar em sua comodidade e conveniência:
"Isso não dá para mim!”
"Isso é difícil demais!”
"É só copiar este modelo e pronto!"
"Psicotécnico é coisa de maluco!"
"Por que vou precisar aprender isso?"
"Eu não vou conseguir!"
"Não precisa fazer muita coisa no Seminário!"
"Não precisa de DataShow!"
"Não vou escrever muita coisa!"
"Na hora eu faço!"
"Fala pouco para eu poder ir embora!"
"É fácil para você que já está acostumado!"
"É fácil para você que já sabe!"
"Todo mundo é assim mesmo!"
“Eu sou assim mesmo!”

E então?
Você já ouviu isso?
Você conhece alguém assim?
Você é assim?
Melhor:
Você vai querer continuar a escutar estas pessoas?
Você quer dar ouvidos ao que é mais fácil?
Você quer continuar assim até quando?
Mais a fundo:
Você quer apresentar esta atitude perante seu cônjuge e filhos?
Você quer se afundar e levar os outros consigo?
Que exemplo de vida e profissionalismo quer oferecer para ganhar a quantia que sonha receber?
Que valor você dá a si mesmo?


O que é mais impressionante é que como estas pessoas acima conseguem angariar tantos outros em suas desmotivações, quanto que um conselho em sala de aula é jogado ao vento. Depois, vêm cheios de receio quando escutam que um conhecido terminou o Técnico em Segurança no Trabalho e está desempregado. Pode conferir, ele faz tudo isso acima e apenas tirou a vaga de uma pessoa interessada e disposta a lutar e colher os frutos sem medir esforços!
Portanto, para podermos começar a preparação de um Seminário, devemos:
- Planejar;
- Organizar;
- Dirigir;
- Controlar.
Ou seja, o famoso conceito P.O.D.C.
Como assim?

PLANEJAR:
Sem planejamento, nada funciona.
- Planeje qual será o tema a ser abordado;
- Pesquise e estude o conteúdo a ser dado, pois ninguém gosta de escutar algo que nem o palestrante está entendendo direito;
- Se possível, faça uma "Pesquisa de Campo", ou seja, vá a um determinado lugar onde trabalham com o tema que você irá expor. Não se prenda aos que os outros acham, vá em frente e mergulhe fundo! A pérola se encontra dentro da ostra e não boiando na água.
- Planeje um Cronograma, ou seja, seus horários na semana para se dedicar ao trabalho. A cada dia, crie uma meta, por exemplo:

Segunda-feira - Pesquisar o tema na Internet e imprimir os mais relevantes;

Terça-feira
- Fazer grupo de estudo ou analisar os materiais colhidos para fazer o trabalho escrito;

Quarta-feira
- Preparar o Cronograma de Apresentação e estudar o próprio conteúdo que irá palestrar;

Quinta-feira
-  Elaborar o slide para a Apresentação dentro do Cronograma de Apresentação e estudar o conteúdo do companheiro (se por acaso ele se ausentar), lembrando ainda de se prevenir se caso o vídeo não abrir, a música não tocar o Datashow ou o microfone não funcionarem ou faltar luz no dia – imprevistos acontecem, cabe a você se prevenir, natureza do Técnico em Segurança no Trabalho;

Sexta-feira
- Treinar a dicção e a postura utilizando o slide ainda no computador e reservar o maior período possível para descansar a mente, pois o cérebro utiliza o dia seguinte dos estudos para "descansar". Por isso que as pessoas que estudam na véspera de provas sofrem do "branco" que dá em suas memórias - o cérebro interpreta o dia da prova como o momento de descanso;

Sábado
- Chegada ao local e preparação do Datashow. Momento dedicado à concentração do trabalho, onde o que importa não é mais o conteúdo, mas o bem estar dos palestrantes, com relação à confiança. Tentar ler novamente o conteúdo é jogar fora todo estudo da semana e demonstrar nervosismo e senso de incapacidade. Esta atitude só irá destruir todo o seu projeto e é impressionante como o índice de pessoas que fazem isso é absurdamente grande. 

ORGANIZAR
Organize seu trabalho, para que dê uma boa impressão. Selecione vídeos, imagens, pesquisa própria e se possível, traga material para a sala de aula, pois as pessoas se interessam mais quando veem ou pegam algo. É o trabalho do Estímulo dos Sentidos Humanos:

VISÃO - Estimular a informação através das figuras e imagens;

AUDIÇÃO - Estimular o entendimento através de músicas e encantar o público através de sua forma de falar. Palestre como se estivesse vendendo um produto. Tem que ser atraente nas palavras, do contrário só gerará monotonia e causará sono nos ouvintes;

OLFATO - O ser humano nunca utiliza (de forma perceptível)  quatro sentidos ao mesmo tempo. Naturalmente o sentido do olfato ficará inutilizado durante o Seminário, a não ser que algum dos objetos apresentados tenha um odor característico que atraia a atenção dos ouvintes. Neste caso, se a origem do cheiro não for encontrada o que ficará em segundo plano será o tato. Se o objeto com odor estiver em posse do ouvinte, a sentido afetado será a visão, pois na mentalidade normal, as pessoas costumam conciliar cheiro com gosto, fazendo o paladar ser ativado.

PALADAR - A não ser que seja um Seminário Gastronômico, este sentido ficará inutilizado.  
TATO - Estimule o tato levando algo de interessante que possam tocar ou até mesmo ficarem de lembrança. Perceba que as pessoas que fazem cursos julgam muito pela quantidade de recursos e materiais que o estabelecimento de ensino ofereceu. 

No Cronograma de Apresentação, estipule tempo para cada assunto dentro do Seminário. Primeiro, vejam quanto tempo será necessário para apresentar, somando com todos os filmes e slides que utilizarão. Depois que obter estes dados, divida o tempo para que caiba no tempo total de apresentação, sem ser cansativo nem ser pobre de conteúdo.

DIRIGIR
Se tiver mais pessoas com você no Seminário, estabeleça quem irá começar primeiro. Isso normalmente estará ligado ao Cronograma da Apresentação.
 
- Todos os membros devem ficar de pé para se apresentarem perante a turma com uma saudação inicial referente ao período do dia (Bom Dia, Bom Tarde ou Boa Noite);

- Cada um diz seu nome e informa sobre o que irá explanar no Seminário;

- Feito isso, fica de pé somente quem irá palestrar neste momento, para não atrapalhar o desenvolvimento e a movimentação diante do quadro;

- Não utilize laser, réguas, antenas ou qualquer outro tipo de material que sirva de "mouse" no Datashow. Embora seja um procedimento até "acadêmico" demais, só deixa o palestrante com seus movimentos limitados e faz com que ele permaneça numa só posição e num só lugar. Sem contar que as pessoas prestarão mais atenção no pontinho vermelho do laser do que nas palavras que ele está apontando;

- Os outros membros do grupo NÃO PODEM ficar vagando, fazendo alguma atividade ou passando na frente do palestrante, pois irá tirar a atenção dos ouvintes e consequentemente, atrapalharão o próprio palestrante. Pelo contrário, sentem-se e prestem atenção à palestra, pois dessa forma irão interagir com o conteúdo e saberão a hora de apresentar;

- Nunca apresente seu seminário SENTADO - além de não ser a postura adequada, demonstra desrespeito, deselegância, amadorismo e falta de consideração com seu docente e pares - é arruinação de trabalho;

- Nunca coloque as mãos na cintura, no bolso, para trás, não fique de braços cruzados, coçando a cabeça, "tirando o suor da testa", se balançando como o efeito "ninar", não fique com as mãos para baixo e não apresente o seminário lendo do início ao fim;

- Se for ler algo (que seja 10% da apresentação), leia e OLHE para os ouvintes. Não se prenda no papel;

- Coloque suas mãos na altura da cintura, pois transmitirá segurança;

- Gesticule bastante, pois auxilia na desenvoltura, porém, cuidado para não exagerar, parecendo estar dançando;

- Utilize tons variados quando falar. Ficar no mesmo timbre de voz cansa e dá sono. Dê vida às palavras que pronuncia, pois não se pode dizer "morte" sorrindo e "alegria" com tom triste;

- Fale com entusiasmo, dinamismo e provoque a platéia através da CURIOSIDADE. Leve algo de curioso para mostrar ou falar para todos. É conhecimento que se soma e multiplica;

- Após todos terminarem, ficam de pé novamente e concluem a apresentação;

- De antemão, disponibilizem material de resumo para entregar aos ouvintes, caso eles precisem estudar ou pesquisar depois.

- Guarde ou arquive seu Seminário, pois ele poderá servir algum dia para você apresentar em seu emprego ou para outra pessoa que se interesse na área.

CONTROLAR
- Tenha todos os meios de comunicação possíveis dos seus companheiros de grupo, pois qualquer informação ou marcação de reunião, saberá onde encontrá-lo mais facilmente;

- Sempre verifique se seus companheiros estão conseguindo encontrar os materiais ou se estão com dificuldades. Se estiverem com dificuldades, marque grupos de estudo, pois ninguém poderá ir para o seminário com dúvidas – saiba que serão questionados por seus colegas ou pelo seu professor;

- Antecipe os erros e imprevistos, sempre com uma solução em mente, pois o Datashow pode estar defeituoso, a luz pode faltar, seu companheiro pode ficar ausente, o vídeo pode não ser compatível com o sistema, etc;

- Procure manter e seguir o Cronograma que desenvolveu. Qualquer descumprimento de atividades poderá pôr em risco todo o trabalho.

REAVALIANDO
Com isso, tenho a resposta para cada pergunta ou frase infame:
"Isso não dá para mim!"
Se não dá para você, dê a vaga para quem precisa.

"Isso é difícil demais!"
Então ficará se lamentando por toda a vida, pois nada vem fácil. Se vier, também irá assim como veio.

"É só copiar este modelo e pronto!"

Típica atitude daquela pessoa que não entendeu nada e prefere utilizar o mesmo modelo para tudo. Se não estiver com o modelo, não consegue mais ser um  "profissional".

"Psicotécnico é coisa de maluco!"
Gente de mente pequena, cômoda e propagadora de falta de conhecimento. Não faz o mínimo de esforço para exercitar a mente. Por isso que existem desigualdades sociais. Não por causa da má distribuição de renda, mas por causa das pessoas que não se esforçam para pensar e se desenvolver.

"Por que vou precisar aprender isso?"
O que acha que sabe de tudo, não precisa mais aprender. E aprendemos até na hora da morte. Com certeza aquilo que recusou aprender seria o que iria te salvar ou ajudar a conquistar seu sonho.

"Eu não vou conseguir!"

O maior fracassado não é aquele que perdeu, mas aquele que desistiu sem nem ao menos tentar.

"Não precisa fazer muita coisa no Seminário!"
Este é um pensamento preguiçoso e hipócrita. Como se não bastasse ficar preso no seu próprio comodismo, tenta levar os outros consigo, para depois ficar criando fachadas para encobrir sua falta de conteúdo. 

"Não precisa de DataShow!"
Se não deseja crescer no grupo, não atrapalhe-o em seu desenvolvimento. E com certeza será um daqueles que irão criticar os outros para poder esconder o seu mau trabalho.

"Não vou escrever muita coisa!"
Também não irá ganhar muita coisa. Lei Universal da Ação e Consequência.

"Na hora eu faço!"
Não faz não. Tudo o que você ensaia é o que irá apresentar no dia. Se ensaiou pouco, irá apresentar menos ainda. Se ensaiou exaustivamente, irá apresentar com mais qualidade do que havia imaginado.

"Fala pouco para eu poder ir embora!"
Ninguém é obrigado a nada. Se a pessoa deseja abandonar o barco, que siga seu caminho sem afundar os outros. Lembre-se de que as pessoas possuem sonhos e esperanças.

"É fácil para você que já está acostumado!"
Ninguém nasce sabendo. É uma das desculpas mais ditas para encobrir suas fraquezas. A melhor técnica é a prática.

"É fácil para você que já sabe!"

Óbvio, pois estudei para isso, coisa que já poderia estar fazendo e investindo há tempos, ao invés de ficar se lamentando. Nascemos com as mesmas dádivas e os mesmos problemas. Cabe a cada um saber administrá-los nas medidas exatas durante o tempo de vida.

"Todo mundo é assim mesmo!"
Se isso fosse verdade, eu teria escrito isso e você estaria lendo agora?

“Eu sou assim mesmo!”
Já é um grande sinal de que você é uma pessoa acomodada. Reflita se o comodismo leva alguém à ascensão profissional.

Concluindo...
Em suma, apresentei este artigo não para criticar a postura de algumas pessoas com relação a este tema, mas para alertar que muitas das vezes, nós mesmos que criamos os empecilhos que nos derrubam mais na frente. Os que não nos motivam são os mesmos que não possuem uma qualificação satisfatória em seu campo de trabalho e quem sabe, não foi motivado por ninguém, pois é a única coisa que eles têm para oferecer.

O mais importante disso tudo é a razão de estar neste curso técnico. Chega um momento em que fazemos as coisas não apenas para nós mesmos, mas por algum outro motivo. Que motivo você tem para isso? Quem é seu motivo?

Que qualidade de vida dará para sua família, baseando-se em comodismo, hipocrisia e conveniência?
Acorde!
Olhe adiante!
Levante-se!
Lute sem cessar!

Porque se você desejar, a sua história de mudança de vida começará agora...

 "A melhor técnica é a prática."
Luiz Ramos

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