domingo, 3 de abril de 2011

Negociando Um Ótimo Salário





Guardem esse segredo: os empregadores raramente fazem a melhor oferta primeiro, e os candidatos ao emprego que negociam, geralmente, ganham muito mais do que os que não negociam. E uma negociação bem elaborada faz você parecer um candidato mais forte - um funcionário.
 
Descobrimos que as pessoas que tentaram negociar seu salário de modo construtivo são encaradas de maneira mais favorável do que quem não negociou nada porque elas demonstraram as habilidades que a empresa queria para contratá-las.

Você pode começar a planejar a negociação do seu salário mesmo antes da primeira entrevista. Eis um guia passo a passo que considero viável, baseado em estratégia de negociação:

Durante o Processo de Entrevista

Faça pesquisas: antes da entrevista, procure saber quais são as faixas salariais e os benefícios da empresa, bem como as faixas salariais do setor. Além disso, saiba mais sobre a empresa, a concorrência e o setor. Pense, então, no que espera do trabalho, em termos de salário e de benefícios, além de pensar na oportunidade e nas chances de promoção. Essas informações serão valiosas durante a entrevista e a negociação de salário, como já comentei em outros artigos aqui no SEGPREVI.
 
Não fale em dinheiro muito cedo: Você nunca ganhará nada falando sobre dinheiro logo no início. Você só deve falar de dinheiro quando os contratantes já estiverem encantados com você. Antes disso, você é apenas um dos muitos candidatos esquecidos facilmente. Mas assim que o empregador decide que você é a pessoa certa para o emprego, a questão passa a ser “como falaremos nisso?”.

Evite a armadilha das exigências de salário: Eu entendo completamente por que esta é uma questão importante - você está tentando determinar quem deseja que continue nesse processo, e não faz muito sentido continuar com candidatos que você não deseja que fiquem. Em segundo lugar, sei que as pessoas têm a tendência de abaixar sua faixa salarial porque não querem ficar fora da seleção. Minha preferência é descobrir, independentemente dessas questões, até que ponto há um bom candidato aqui e até que ponto eu posso agregar valor para essa organização, até que ponto estarei comprometido e envolvido com esse cargo. Recomendo que aguardemos para falar sobre salário quando você estiver preparado para fazer uma oferta.

Se eles ainda quiserem que você especifique um valor, aproveite suas pesquisas para falar sobre as faixas padrão do setor, não sobre números específicos.

No momento da oferta

Fale primeiro: tente mencionar um salário específico antes do empregador. Isso dará início às negociações do seu ponto de vista. A negociação inteira baseia-se no valor da primeira oferta.
 
Não responda muito rápido: o empregador geralmente oferece o trabalho e o salário ao mesmo tempo. Nunca diga sim imediatamente, mesmo se gostar da oferta. É sempre bom voltar para tentar ganhar mais. Diga que dará uma resposta depois de algum tempo.

Faça com que os empregadores fiquem com ciúmes:
se você fez entrevista para outras vagas de emprego, mencione-as para os possíveis empregadores, diga o que você tem a oferecer e veja se eles podem agilizar o processo de seleção - ou fazer uma oferta a você. Se souberem que existe outra oferta em jogo, você ficará mais atraente para eles.

Quando chegar o momento de responder ao primeiro empregador, mencione o interesse de outros empregadores para aumentar seu valor. Mas não mencione nomes.

É fácil conferir e só o interesse favorecerá suas chances.

Articule suas expectativas:
diga ao empregador o que você espera do trabalho, em termos de salário, benefícios e oportunidade. Pode ser o tempo de folga, a flexibilidade sobre onde trabalha, autonomia ou autoridade em uma área específica, seu cargo - qualquer coisa que tenha valor para você.
 
Negocie os extras: se o empregador não puder oferecer o salário que você deseja, pense em outras opções valiosas que podem ser mais baratas. Uma sugestão é pedir apoio educacional, o que pode fazer uma grande diferença em seu valor de mercado em longo prazo.

Quantifique seu valor e seu desempenho:
mencione seu valor em termos quantificáveis, por exemplo, quanto dinheiro você economizou em sua empresa e qual foi o aumento da receita de seus projetos em tal quantia. Depois, diga quanto, especificamente, deve ser seu valor em seu novo emprego.
 
Você também pode acrescentar algumas contingências mostrando sua confiança em seu trabalho. Você pode pedir que o empregador faça uma revisão de salário depois de seis meses, em vez de um ano, ou solicitar um bônus de final de ano se tiver colaborado para o aumento da receita da empresa. Assim, você mostra que acredita em você e que procurará fazer o que está falando. Você deve acreditar que agregará um valor significativo para a organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senhores leitores, com o objetivo de aumentar a qualidade dos diálogos que surgirem nos comentários, adotamos uma política de moderação, que compartilhamos aqui com total transparência.

O que o SEGPREVI estimula:

• Bom uso do português;
• Respeito e diálogo saudável;
• Críticas coerentes e bem argumentadas ao texto principal ou a um comentário;
• Embate de ideias, abordagens, visões, discursos e posturas, não de pessoas;
• Sugestões de temas e novas pautas.

Critérios para exclusão

Serão automaticamente excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:

• Xingamentos, palavras de baixo calão, ofensas ou ataques pessoais a outros leitores ou aos administradores do SEGPREVI;
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão;
• Manifestações de preconceito de quaisquer espécies;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações;
• Reprodução integral de textos longos de autoria de terceiros (nesses casos, copie um trecho pequeno e linke o original, citando o autor).

Termos de uso

Ao enviar um comentário, você concorda que:

• Seu comentário não será publicado imediatamente e será moderado de acordo com os critérios acima;
• Você é o autor e único responsável pelo conteúdo de seu comentário;
• Seu comentário poderá ser reproduzido anonimamente em materiais de divulgação do SEGPREVI.

Gratos pela compreensão,
Equipe SEGPREVI