domingo, 3 de abril de 2011

Negócio Próprio




Na atualidade, o trabalho vem variando muito, com relação aos tipos em que podemos o encontrar: o trabalho formal, o informal, o Home Office (assim como é o SEGPREVI), Companhias, ONG’s, freelance, etc.

Felipe Martins Freire, administrador do Curso Imediato (Nilópolis/RJ) - pólo do Centro Educacional Moraes Bastos, dá sua dica sobre o empreendedorismo, onde diz que é muito bom prestarmos um serviço, pois se oferecermos um produto, certamente que teremos um gasto com matéria-prima. O serviço consta de nossa própria mão-de-obra, podendo ter um retorno de 100%.

Aos que desejam ampliar seu negócio, fundando uma microempresa e posteriormente, uma grande empresa, é necessário saber alguns procedimentos que são primordiais para a regularização do empreendimento. Vou dar um exemplo de nossa área: Empresa de Consultoria em Segurança no Trabalho. Como proceder?

O primeiro passo é consultar um contador e verificar os custos para abrir uma empresa e também os trâmites para encerrá-la caso o negócio não dê certo. A orientação de um contador é necessária, pois uma empresa aberta mesmo que não esteja ativa, tem compromissos com a Receita Federal que não podem ser esquecidos sob pena dos sócios pagarem multas, enfim, abrir uma empresa é fácil, o problema é mantê-la ativa e funcionando, para isso, é preciso verificar as despesas rotineiras com alguém que tenha a qualificação para orientá-los.

Logo após verificar a viabilidade para montar a empresa, faça uma sondagem no mercado para ver se há empresas atuando na sua região. Todo e qualquer empresário deve fazer uma pesquisa que irá fornecer as perspectivas positivas ou negativas para o início de um negócio. Uma pesquisa criteriosa levantará dados importantes acerca do potencial da região, isso é crucial, pois vai determinar se vale à pena ou não partir para uma investida na área.

Uma empresa é muito burocrática, precisa de um capital para pagar as contas iniciais até conseguir os primeiros clientes, além de muita determinação dos sócios. O grau de doação tem que ser total, nada funcionará se os responsáveis pelo negócio não tiverem o mesmo espírito e propósitos.

É aconselhável fazer um curso de Gestão no SEBRAE, pois esse curso vai proporcionar ao futuro empresário uma visão estratégica que será muito útil na empresa. Realizei o curso de Gerenciamento de Lojas, Restaurantes, Padarias e Supermercados, Gestão Empresarial, Empreendedorismo Individual e Excelência na Gestão, onde digo que vale muito à pena. É um curso que vai abrir a mente dos futuros empresários, sob diversos aspectos, onde verão que a vinda dos clientes não dependerá somente de montar um estabelecimento e focar em propaganda.  

Outro ponto fundamental é o grau de conhecimento para entrar nessa empreitada. Pelo exemplo acima, o serviço deve oferecer sólidos conhecimentos, pois os empresários da Consultoria serão os responsáveis em guiar a empresa pelos caminhos da Segurança do Trabalho, e isso por si só é uma grande responsabilidade.

É muito comum e sob empolgação, as pessoas partirem para a realização do sonho de abrir uma empresa, mas na realidade, muito está em jogo como: tempo, dinheiro, compromissos fiscais e encargos sociais. Portanto, não deixe que a empolgação seja o seu guia, seja racional e meça cada passo que for dar. Uma empresa para funcionar tem que ter 100% de comprometimento de seus responsáveis - não adianta investir dinheiro sem primeiro estar preparado para tal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senhores leitores, com o objetivo de aumentar a qualidade dos diálogos que surgirem nos comentários, adotamos uma política de moderação, que compartilhamos aqui com total transparência.

O que o SEGPREVI estimula:

• Bom uso do português;
• Respeito e diálogo saudável;
• Críticas coerentes e bem argumentadas ao texto principal ou a um comentário;
• Embate de ideias, abordagens, visões, discursos e posturas, não de pessoas;
• Sugestões de temas e novas pautas.

Critérios para exclusão

Serão automaticamente excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:

• Xingamentos, palavras de baixo calão, ofensas ou ataques pessoais a outros leitores ou aos administradores do SEGPREVI;
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão;
• Manifestações de preconceito de quaisquer espécies;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações;
• Reprodução integral de textos longos de autoria de terceiros (nesses casos, copie um trecho pequeno e linke o original, citando o autor).

Termos de uso

Ao enviar um comentário, você concorda que:

• Seu comentário não será publicado imediatamente e será moderado de acordo com os critérios acima;
• Você é o autor e único responsável pelo conteúdo de seu comentário;
• Seu comentário poderá ser reproduzido anonimamente em materiais de divulgação do SEGPREVI.

Gratos pela compreensão,
Equipe SEGPREVI