domingo, 27 de março de 2011

Como se Manter Ocupado Enquanto Desempregado?



Reduções frequentes de pessoal, remanejamentos e reorganizações são a norma no mundo atual. Mas independente de estar sem trabalho por um mês ou um ano, você já pode estar se sentindo enferrujado.

Além disso, a cada entrevista surge a delicada questão sobre porque você ficou desempregado por tanto tempo. Não se preocupe! As dicas abaixo mostram como você pode, com a abordagem correta, minimizar as dúvidas das futuras empresas e maximizar suas chances de ser recontratado.

1 - Mantenha-se atualizado!
Lembra-se do meu conceito? “Versatilidade e Atualização”...

Quando está sem trabalhar por um período prolongado de tempo, você precisa se empenhar mais ainda na sua busca do que alguém que está empregado, o que significa que você precisa encontrar formas de aumentar o seu valor empregatício.

Mantenha-se atualizado com as últimas tendências e com o desenvolvimento no seu setor lendo jornais e revistas especializadas, fazendo cursos relacionados com a sua carreira e frequentando conferências e eventos do seu setor.

2 - Promova-se profissionalmente.

Lembre-se que nem todos os empregos são divulgados da forma convencional.

Conte aos seus amigos e ex-colegas que você está procurando um emprego e pergunte se eles sabem de alguma empresa que contrate pessoas com as suas qualificações. O boca a boca é a sua principal ferramenta de promoção, além de gratuito e rápido – então, use-a ao máximo.

O networking online também tem os seus benefícios, especialmente se você criar um blog, como este que criei, escrevendo sobre a sua área de atuação. Isso vai mostrar para potenciais empresas seu conhecimento e colocá-lo em contato com pessoas que você pode ainda não ter encontrado.

Escrever artigos para jornais de comércio ou ser um palestrante voluntário em um seminário do setor também terão o mesmo efeito.

3 - Procure projetos e trabalhos temporários.

Infelizmente, suas contas continuam a chegar quando você para de trabalhar. Mas antes de entrar no cheque especial e nos empréstimos familiares e bancários considere divulgar suas qualificações e experiências que aprimorou quando estava empregado.

Deixe seus antigos clientes e os seus contatos comerciais saberem que você está disponível para consultorias e projetos free-lance. Mesmo o trabalho voluntário vai ajudar a preencher o vazio em seu currículo. Isso não só mantém suas qualificações atualizadas como também demonstra sua determinação para encontrar um trabalho e pode abrir novas oportunidades de emprego.

Se você puder demonstrar para as empresas que está fazendo tudo o que pode para encontrar um emprego, e se mantiver atualizado, a maioria vai desconsiderar o fato que está desempregado. Sempre tenha uma atitude positiva – rejeições fazem parte da vida. Cada “não” que você recebe te deixa mais perto do tão importante “SIM”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senhores leitores, com o objetivo de aumentar a qualidade dos diálogos que surgirem nos comentários, adotamos uma política de moderação, que compartilhamos aqui com total transparência.

O que o SEGPREVI estimula:

• Bom uso do português;
• Respeito e diálogo saudável;
• Críticas coerentes e bem argumentadas ao texto principal ou a um comentário;
• Embate de ideias, abordagens, visões, discursos e posturas, não de pessoas;
• Sugestões de temas e novas pautas.

Critérios para exclusão

Serão automaticamente excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:

• Xingamentos, palavras de baixo calão, ofensas ou ataques pessoais a outros leitores ou aos administradores do SEGPREVI;
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão;
• Manifestações de preconceito de quaisquer espécies;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações;
• Reprodução integral de textos longos de autoria de terceiros (nesses casos, copie um trecho pequeno e linke o original, citando o autor).

Termos de uso

Ao enviar um comentário, você concorda que:

• Seu comentário não será publicado imediatamente e será moderado de acordo com os critérios acima;
• Você é o autor e único responsável pelo conteúdo de seu comentário;
• Seu comentário poderá ser reproduzido anonimamente em materiais de divulgação do SEGPREVI.

Gratos pela compreensão,
Equipe SEGPREVI