terça-feira, 5 de abril de 2011

O Pesadelo dos Palestrantes



Um dos piores momentos que já passei foi apresentar slides em Power Point e a caixa de som não funcionar, além do Data Show não mostrar nenhuma imagem do notebook, mesmo realizando todo tipo de procedimento correto para funcionar. Não teve jeito, tive que cancelar a parte de slides da apresentação, o que gerou um mal clima profissional, mesmo que não fosse de minha alçada o manuseio do equipamento. Pelo menos, pude aprender mais uma lição profissional que venho compartilhar com você, leitor: O Pesadelo dos Palestrantes.

Quando o palestrante depende demais de recursos tecnológicos pode ficar na mão na hora "H" e sua palestra virar um pesadelo. Você certamente já esteve em alguma palestra ou apresentação em que o palestrante ou apresentador se perdeu todo por causa de um vídeo que não rodou, de uma música que empacou ou da própria apresentação em Power Point que deu um problema equivalente às transparências que caíam no chão e se misturaram nos tempos dos projetores óticos.

Por isso é bom ter sempre uma alternativa na manga, que pode ser a palestra memorizada ou casos interessantes para contar. O importante é que o público perceba o menos possível que você está passando por um pesadelo equivalente a travar a oratória por esquecer o que foi fazer ali.

Fica aqui a dica a você, palestrante: Reduza ao máximo sua dependência de recursos tecnológicos para minimizar o risco de um pesadelo. E sempre tenha um backup de backup, além do arquivo original.

Ressalto a importância que outros recursos visuais mais simples podem ter nesta hora, como os papelógrafos, os cartazes, painéis, folder, banner, etc. Pode não ser da mesma qualidade que um Data Show, mas com certeza é um segundo recurso que salvará a sua palestra ou seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senhores leitores, com o objetivo de aumentar a qualidade dos diálogos que surgirem nos comentários, adotamos uma política de moderação, que compartilhamos aqui com total transparência.

O que o SEGPREVI estimula:

• Bom uso do português;
• Respeito e diálogo saudável;
• Críticas coerentes e bem argumentadas ao texto principal ou a um comentário;
• Embate de ideias, abordagens, visões, discursos e posturas, não de pessoas;
• Sugestões de temas e novas pautas.

Critérios para exclusão

Serão automaticamente excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:

• Xingamentos, palavras de baixo calão, ofensas ou ataques pessoais a outros leitores ou aos administradores do SEGPREVI;
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão;
• Manifestações de preconceito de quaisquer espécies;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações;
• Reprodução integral de textos longos de autoria de terceiros (nesses casos, copie um trecho pequeno e linke o original, citando o autor).

Termos de uso

Ao enviar um comentário, você concorda que:

• Seu comentário não será publicado imediatamente e será moderado de acordo com os critérios acima;
• Você é o autor e único responsável pelo conteúdo de seu comentário;
• Seu comentário poderá ser reproduzido anonimamente em materiais de divulgação do SEGPREVI.

Gratos pela compreensão,
Equipe SEGPREVI