domingo, 27 de março de 2011

Medo Não é Sinal de Fraqueza


   
Uma das coisas que tira o sono de muitos estudantes de Cursos Técnicos e Profissionalizantes é o pesadelo de chegar ao final do curso e não conseguir se empregar na área e receber os esperados salários informados em sala de aula. Até porque, quem busca e investe numa graduação técnica ou superior almeja aumentar sua renda financeira, podendo concretizar em menos tempo os sonhos e objetivos traçados.

O motivo pelo qual acarreta estes receios é o difícil e concorrido processo seletivo pelo qual os estagiários ou já técnicos formados passam antes de entrarem para uma empresa. Muitas vezes o desânimo começa a aparecer quando nos deparamos com companheiros que realizaram o mesmo curso e ainda não conseguiram vagas de estágio ou emprego.

Então, resta-nos uma pergunta: O que é preciso fazer para superar esses obstáculos e receios?

Meu primeiro conselho é: “Elimine a palavra DESISTIR do seu vocabulário”. Ela é a peça fundamental para o seu fracasso profissional.

Você deve aproveitar enquanto ainda está estudando para melhorar o que está mais difícil para você. Não deixe para resolver as dificuldades que você possui na hora de procurar o seu emprego.

No momento uma das maiores preocupações é com o processo seletivo, o que é muito natural, pois é difícil mesmo. A minha sugestão é que você comece por conhecer a empresa - se possível faça algumas visitas, tente alguns contatos, de preferência na área onde você deseja atuar. Não há segredo ou sorte, o que existe é um candidato que está ou não preparado para ocupar uma vaga.

Procure conhecer qual o ramo de atividade da empresa e como ela atua. Conhecendo a empresa fica mais fácil montar uma estratégia para a seleção, como por exemplo, os cursos que você precisa fazer para lhe ajudar no processo seletivo. Novamente entra minha filosofia profissional: V+A=D : Versatilidade + Atualização = Diferencial.

Uma das melhores fontes de informações é o próprio site da empresa, nele você já pode ter uma ideia de como iniciar a sua preparação para entrevistas. Normalmente as empresas destacam no site como são feitas as contratações, exigências ao candidato etc... Em muitos casos há ofertas de vagas tanto para empregos como para estagiários.

O bom candidato à vaga de emprego prepara o seu currículo de acordo com as necessidades da empresa. Acabou aquele currículo padrão onde o candidato enviava “em massa” para várias empresas, cheio de informações desnecessárias que irão encher o currículo, que também não é nada agradável para o selecionador. O mais importante é você montar um currículo com um perfil específico, por isso é importante conhecer a empresa antes de enviá-lo.

Outra forma de conseguir emprego são as chamadas redes de contatos ou networks. Ao montar a sua rede de amigos, não se esqueça de manter esses contatos sempre ativos. Uma rede de amizades para contatos profissionais é como uma planta, tem que ser regada constantemente para não morrer, ou seja, procure sempre estar em contato com as pessoas da sua rede, lembrando do aniversário, datas especiais, etc.  Assim você fortalece o vínculo de amizades. Evite forçar a barra escrevendo todos os dias, enviando piadinhas ou assuntos sem interesse. Dependendo do seu comportamento, ao invés da sua rede ajudá-la, pode até distanciá-la ainda mais do seu objetivo principal que é o emprego. 

Uma boa maneira de manter sempre viva a sua network é escrever pelo menos uma vez por semana. Procure criar a sua rede de contatos, tenho certeza que mais cedo ou mais tarde alguém se lembrará de você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senhores leitores, com o objetivo de aumentar a qualidade dos diálogos que surgirem nos comentários, adotamos uma política de moderação, que compartilhamos aqui com total transparência.

O que o SEGPREVI estimula:

• Bom uso do português;
• Respeito e diálogo saudável;
• Críticas coerentes e bem argumentadas ao texto principal ou a um comentário;
• Embate de ideias, abordagens, visões, discursos e posturas, não de pessoas;
• Sugestões de temas e novas pautas.

Critérios para exclusão

Serão automaticamente excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:

• Xingamentos, palavras de baixo calão, ofensas ou ataques pessoais a outros leitores ou aos administradores do SEGPREVI;
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão;
• Manifestações de preconceito de quaisquer espécies;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações;
• Reprodução integral de textos longos de autoria de terceiros (nesses casos, copie um trecho pequeno e linke o original, citando o autor).

Termos de uso

Ao enviar um comentário, você concorda que:

• Seu comentário não será publicado imediatamente e será moderado de acordo com os critérios acima;
• Você é o autor e único responsável pelo conteúdo de seu comentário;
• Seu comentário poderá ser reproduzido anonimamente em materiais de divulgação do SEGPREVI.

Gratos pela compreensão,
Equipe SEGPREVI