domingo, 20 de janeiro de 2013

Programa de Estágio Supervisionado

Boa tarde, companheiros do blog SEGPREVI. No penúltimo dia do Programa de Estágio que supervisiono (hoje, 20 de janeiro de 2013) , não pude deixar de publicar as fotos deste dia. Parabéns aos futuros Técnicos de Segurança do Trabalho: Estagiária Joice de Azevedo e Estagiário Vieira, cujo suas atividades profissionais estão a um passo de se tornarem realidade.

O Programa de Estágio Supervisionado apresentou aos participantes voluntários um pouco da variedade de funções e atividades que fazem parte da rotina de um Técnico de Segurança do Trabalho, onde contemplou:

- Tecnologias de Prevenção contra Incêndios: 
Com teoria e prática em maneabilidade de extintores e mangueiras de incêndios, vídeos, análise de casos, dinâmicas, seminário alusivo, debate sobre Plano de Emergência, Rotas de Fuga e Ponto de Encontro, pesquisa de campo em avaliação de riscos de um Posto de Gasolina, entrevista com os colaboradores do posto, etc. Ao final, foi realizado um simulado com questões anteriores de prevenção e combate a incêndios da Prova de Habilitação de Bombeiro Profissional Civil do CIEB, Capitania dos Portos/ RJ (Habilitação de Arrais Amador e Mestre Amador), Programa Estagiar Rede Globo, TRE, TST e TJ. 

- Checklist, Cronograma, Fluxograma, Organograma, Harmonograma:
Elaboração, aplicação e utilização desta ferramentas de organização administrativa, com prática de Checklist de atividades diárias.

- Livro Ata e Relatórios:
Teoria e prática de abertura de Livro Ata ou de Livro de Ocorrências, tipos de pasta para arquivamento, Relatórios de Segurança do Trabalho, etc. Neste dia também foi abordado orientações para criar uma Consultoria, como elaborar Certificados de Cursos Livres e carimbos para Técnicos de Segurança do Trabalho.

- EPI/ EPC:
Identificação, verificação, montagem e manejo correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como Protetor Auricular de Inserção, Óculos de Proteção contra Raios UV, Máscara para Solda, Capacete Comum, Protetor Facial Transparente, Luvas de Malha, Protetor Circum Auricular, Avental de Vaqueta, prática de Ficha de EPI, análise de Certificado de Aprovação e sua verificação no site da Receita Federal.
 
- Mapa de Risco:
Teoria, Elaboração Prática do Mapa de Riscos, sua aplicação, avaliação, utilização correta da Trena, Cotagem, Dbragem Técnica de Mapas e Planta Baixa, Exercícios baseados em questões de Concurso Público sobre Mapa de Riscos para Técnico de Segurança do Trabalho, Professor de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Engenheiro de Segurança do Trabalho.

- Análise Preliminar de Risco:
Neste dia, além de elaborar o documento, foi realizada uma prática com a Análise Preliminar de Risco a limpeza de um restaurante, onde a maioria das observações apostavam para os EPI's e EPC's.
 
- PPRA:
Este tema foi dividido em dois dias, onde ocorreu a explicação parte a parte do documento e o emprego de feramentas estudadas ao longo do estágio, culminando com a elaboração do PPRA. Como prática, além da elaboração do documento, os estagiários realizaram medição de decibéis e velocidade do vento, utilizando o Medidor de Nível de Pressão Sonora (Decibelímetro) e o Medidor de Velocidade do Vento (Anemômetro/ Anemocímetro).

Além dos assuntos do Programa de Estágio, foram abordados aspectos teóricos e práticos relacionados com o Trabalho em Altura - NR-35, onde ocorreu a prática de nós e amarrações pertinentes à tarefa, juntamente com conhecimentos técnicos de sinalização de segurança, plataforma elevatória, utilização dos mosquetões, etc; Plenária sobre Assédio Moral, Responsabilidade Social, Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Cursos de Especialização e Mercado de Trabalho; Técnicas Promocionais, Publicitárias e Institucionais de Segurança do Trabalho. Ao final de cada dia de instrução e supervisão, os estagiários receberam modelos de documentos para se basearem em suas iminentes tarefas como profissionais prevencionistas.

No último dia de Estágio será realizada uma oriantação sobre os procedimentos de registro junto ao Ministério do Trabalho e Emprego e uma Avaliação Final sobre os aspectos abordados durante as atividades do Programa de Estágio Supervisionado.

Abaixo, as fotos dos estagiários realizando as medições de vento e decibéis com o Medidor de Velocidade de Vento (Anemômetro/ Anemocímetro) e com o Medidor de Nível de Pressão Sonora (Decibelímetro), respectivamente.




A próxima turma iniciará no dia 17 de Fevereiro de 2013, aos domingos, das 8h às  10h e das 10h às 12h. Maiores informações, acesse nossa página de contato na barra de ferramentas acima.

TST Luiz Ramos

Um comentário:

  1. Usar um equipamento de qualidade é o 1º passo! :(
    http://www.bksv.com/Products/handheld-instruments/sound-level-meters

    ResponderExcluir

Senhores leitores, com o objetivo de aumentar a qualidade dos diálogos que surgirem nos comentários, adotamos uma política de moderação, que compartilhamos aqui com total transparência.

O que o SEGPREVI estimula:

• Bom uso do português;
• Respeito e diálogo saudável;
• Críticas coerentes e bem argumentadas ao texto principal ou a um comentário;
• Embate de ideias, abordagens, visões, discursos e posturas, não de pessoas;
• Sugestões de temas e novas pautas.

Critérios para exclusão

Serão automaticamente excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:

• Xingamentos, palavras de baixo calão, ofensas ou ataques pessoais a outros leitores ou aos administradores do SEGPREVI;
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão;
• Manifestações de preconceito de quaisquer espécies;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações;
• Reprodução integral de textos longos de autoria de terceiros (nesses casos, copie um trecho pequeno e linke o original, citando o autor).

Termos de uso

Ao enviar um comentário, você concorda que:

• Seu comentário não será publicado imediatamente e será moderado de acordo com os critérios acima;
• Você é o autor e único responsável pelo conteúdo de seu comentário;
• Seu comentário poderá ser reproduzido anonimamente em materiais de divulgação do SEGPREVI.

Gratos pela compreensão,
Equipe SEGPREVI