domingo, 27 de março de 2011

Confecção de Currículo



O Gerenciamento do Marketing Pessoal (GMP) – Confecção de Currículo
Gestão Pessoal

Sempre defendi a tese de que “currículo não mostra potencial”, cujo pode ser forjado para obter emprego facilmente. A era da quantidade de diplomas já passou, hoje o que é valorizado no mercado de trabalho, muitos não buscam: o conhecimento.
    
Duzentas pessoas podem se formar em Direito, porém nem todos estão no mesmo nível de conhecimento – uns terão mais oportunidades, porque estudaram além, quanto que outros terão dificuldades de conseguir emprego, mesmo com o diploma.
    
O indivíduo de índole duvidosa esquece que o entrevistador selecionará os candidatos pelo que foi apresentado inicialmente em seu curriculo. Qualquer contradição será descoberta na entrevista.

Atualmente, não é possível definir um tipo específico e ideal de currículo, por mudar frequentemente seu padrão, porém deve-se levar em consideração alguns aspectos e observações:
  1. Somos brasileiros e falamos português, logo não devemos colocar “curriculum vitae” no topo da página. Aqueles que optarem por intitulá-lo, apenas coloque “currículo”. É algo válido, porém, existem profissionais que não se incomodam com o típico “Curriculum”;
  2. Atualize-se sempre! Você pode ter estudado sempre em boas escolas ou nas melhores universidades, mas se não souber organizar bem o currículo, não terá validade alguma;
  3. Se possível, utilize somente um lado da folha. Não sendo possível, use no máximo seu verso;
  4.  Numerações de documentos servem apenas a partir da entrevista para o estágio ou efetivação. Colocar no currículo é desnecessário, ocupando espaço na folha e podendo ser até motivo de eliminação, se o empregador tiver o hábito de excluir devedores dos cadastros de inadimplentes;
  5. Use sempre folha de papel sulfite, tamanho A4 para elaborar seu currículo. O tamanho Ofício não é recomendado;
  6. Infelizmente empresas que exigem foto no currículo, visam mais a aparência do que as qualificações profissionais (as  características destas empresas são o atendimento ao cliente e vendas), contudo não coloque foto se a empresa não solicitar;
  7. Revise seu currículo. Erros de português e falhas de digitação podem comprometer sua apresentação;
  8.  Não assine e nem ponha data na folha;
  9. Haja com honestidade ao colocar suas especificações ou especializações, pois poderão testá-lo durante o processo seletivo e até pôr em risco a qualidade e a segurança do trabalho;
  10.  Não dobre, enrole, amasse, suje, rasure ou rasgue o currículo. Preferencialmente, se achar necessártio  colocar um envelope (embora eu não recomende), utilize tamanho Ofício de cor branca, colocando seu nome, telefone e função no alto da abertura. Uma dica interessante é o arquivamento do currículo: consiste em imprimir uma folha matriz e tirar várias xerox do currículo, economizando dinheiro e tinta. Para isso deve-se procurar cópias de alta qualidade;
  11.  Se a empresa não definir forma de envio do currículo, entregue pessoalmente no local, vestido formalmente, pois poderão convocar-lhe para uma entrevista de imediato;
  12.  Apresente apenas as qualificações que tem a ver com o emprego pretendido. Por exemplo: se irá se candidatar a uma vaga de auxiliar de escritório, digite no currículo funções que coincidem com escritório e não serviços ou cursos do tipo: barbearia, padeiro, auxiliar de serviços gerais, office-boy, etc. Visualize também a roupa: não combinam candidatos a faxineiro apresentarem-se de terno e gravata ou para vagas de administrador vestir sport;
  13.  Se disponibilizar e-mail, crie um específico para oportunidades de trabalho, ou seja, o “e-mail social”, pois através dele o empregador poderá encontrá-lo nas comunidades dos sites de relacionamentos, onde será fácil visualizar comunidades e fotos comprometedoras. Outra alternativa é criar páginas de relacionamentos mais formais para emprego, pois postagens clandestinas com ofensas, racismo ou quaisquer alterações sobre sua pessoa podem eliminá-lo do processo seletivo. São as comunidades mais perigosas: “Não gosto da segunda-feira”, “Eu odeio meu Chefe”, “Assalto a geladeira do trabalho”, etc. Cuidado também com o enunciado do e-mail: nomes como “fulano_gostosinho”, “fulano 157”, entre outros, não fica bem para a imagem do candidato.

Procure apresentar seu próprio nome, acrescentando números para variar, o que dará uma aparência mais profissional e séria em sua apresentação pessoal.

São pequenas dicas e detalhes que se tornam cruciais para a garantia de sua vaga numa empresa.

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