domingo, 27 de março de 2011

Dicas Gerais Para Entrevista de Emprego



O Gerenciamento do Marketing Pessoal (GMP) – Dicas Gerais Para Entrevista de Emprego
Gestão Pessoal

 Uma tarefa que considero de extrema importância na disputa de uma vaga de emprego é o candidato fazer uma pesquisa detalhada da empresa antes da entrevista. Mesmo se a empresa for privada, isso não é desculpa para deixar de fazer seu dever de casa.

Onde há vontade, há solução. Saber mais sobre a empresa “diferencia o excelente do bom”.

Vou dar um exemplo:
Considere uma grande agência independente de relações públicas. Se alguém quisesse saber mais sobre esta agência, poderia seguir os seguintes passos: Além de visitar o site da empresa, o candidato poderia se associar a uma organização comercial como, por exemplo, uma associação de Relações Públicas. Assim, o interessado quase com certeza conheceria alguém na sua empresa, já que sabemos que o famoso Q.I (não o Quociente de Inteligência e sim o “Quem Indique”) é o responsável pela maior parte das contratações nas empresas. Pudera, pois é a indicação de um funcionário que o conhece e o poupa de processos seletivos.

Existem também métodos menos convencionais. Talvez seja possível achar um artigo escrito pela equipe da empresa visada e contactar quem o escreveu para dizer: “Vi o seu artigo. Ele estava ótimo. Posso fazer mais algumas perguntas? Estou fazendo uma pesquisa sobre a empresa”. É uma maneira para poder saber mais.

Quais são outras opções para ter mais chances na entrevista? Veja algumas dicas abaixo:

Seja Conciso
Enrolar na resposta é um dos erros mais comuns dos entrevistados. Você tem que prestar atenção à pergunta e responder de forma concisa. Tem muita gente que não consegue responder perguntas diretamente. Você pergunta e ele sai pela tangente. Eles pensam que você quer ouvir o que estão dizendo, mas não respondem à pergunta.

Dê Exemplos
Uma coisa é dizer o que pode fazer, outra é dar exemplos do que já fez. Traga uma bagagem de exemplos de trabalhos que você já fez. O candidato deve chegar na entrevista preparado para as perguntas baseado nos requisitos do emprego. Pense em exemplos estratégicos e recentes de projetos concluídos. Então, depois da pergunta, responda diretamente e não de forma geral. Você deve responder: “Sim, tenho experiência com isso. Aqui está um exemplo de quando eu fiz isso...”, e depois você pode perguntar ao recrutador, “eu respondi à sua pergunta?”.

Seja Sincero
De alguma forma, os candidatos acham que é melhor enrolar e ludibriar nas perguntas difíceis. Se você não tiver a experiência em questão, diga. Não tente ocultar dando exemplos irrelevantes. É melhor dizer que não tem experiência, mas possui vivências relacionadas, e que está disposto a comentá-las se o entrevistador quiser.

Fique Atento
Os recrutadores estão divididos em duas “escolas”. Alguns são sérios e metódicos. Então, os candidatos devem levar o processo à risca na entrevista.
 E também há recrutadores mais flexíveis e bem-humorados, que demonstra ser o melhor amigo do candidato quando ele liga ou se apresenta para uma entrevista. Uma das técnicas destes entrevistadores é a de deixar os candidatos tranqüilos, porque querem que contem tudo, e muitos candidatos se atrapalham nisso. Começam a pensar, “ah, esse cara é legal, posso contar tudo.” E passam dos limites. Isso pode tirar o candidato da competição. Lembre-se: sempre mantenha o seu profissionalismo.

Faça Perguntas Interessantes
 A melhor impressão é causada por uma pergunta interessante. Além de pesquisar a empresa, o candidato também procurou saber sobre o emprego pleiteado. Isso faz o entrevistador pensar: “Essa pessoa fez o seu dever de casa. Além de conhecer a empresa, conhece também sobre a vaga de emprego”.

Como vimos, esta parte do processo seletivo envolve muitos cuidados, principalmente a parte do candidato.
Para que não se decepcione nas entrevistas e volte para casa sem uma oportunidade de emprego, siga uma dica especial que darei a seguir, pois raramente você será informado do motivo pelo qual foi eliminado de uma entrevista. As empresas não costumam fazer isso:

Certa vez, numa sala com vinte cadeiras, aconteceu uma experiência inusitada com uma candidata. A entrevista estava marcada para 9h e com dezenove pessoas na sala, ninguém havia aparecido para recepcioná-los.

Vinte minutos depois, surge a vigésima candidata cansada e ofegante, perguntando se a entrevista já havia começado e motivando a conversa na sala. Todos começaram a falar e reclamar do atraso da entrevista, chegando até a abandonar a sala. Passados quarenta minutos de espera, com poucos voluntários em sala, a vigésima candidata revela ser a entrevistadora!

     Este fato prova que a partir do momento em que você põe os pés nas dependências da empresa, já estará sendo observado e testado em diversos aspectos. Por isso, é necessário saber:
  1. Não falar gírias numa entrevista – até a palavra “legal” é uma gíria;
  2. Não criar conflitos de idéias ou ofensas ao próximo;
  3. Não se exaltar por competição;
  4. Estar sóbrio – é muito incômodo e constrangedor para os candidatos e principalmente para os entrevistadores surgir alguém ébrio numa entrevista de emprego;
  5. Acomodar-se calmamente na cadeira de entrevista. Demonstre estar aberto aos comentários;
  6. Mantenha a postura e cruze as pernas, pois transmitirá maior segurança;
  7. Não fale mal de outros empregos;
  8. Seja objetivo nas respostas e não desvie do assunto;
  9. Não mencione familiares ou problemas;
  10. Seja desinibido (com limites) e tenha desenvoltura;
  11. Não utilize perfumes ou desodorantes, pois pode desviar a atenção ou o entrevistador pode ser alérgico. Nem preciso comentar sobre perfumes com cheiro forte demais, não é?

Fatores que denunciam pontos negativos
     Braços cruzados, pouco conteúdo, timidez, falar baixo demais, mentir contradizendo o currículo (lembre-se que o entrevistador já leu o seu currículo e o conhece pelo que está escrito), cometer gafes, etc.
     Procure olhar nos olhos do entrevistador e sorria com simpatia. Desviar o olhar demonstra insegurança. Mostre seu interesse pelo emprego através de suas atitudes e o seu preparo, afinal, poderá ser decisivo na disputa com os demais candidatos que estão ansiando pela sua rejeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senhores leitores, com o objetivo de aumentar a qualidade dos diálogos que surgirem nos comentários, adotamos uma política de moderação, que compartilhamos aqui com total transparência.

O que o SEGPREVI estimula:

• Bom uso do português;
• Respeito e diálogo saudável;
• Críticas coerentes e bem argumentadas ao texto principal ou a um comentário;
• Embate de ideias, abordagens, visões, discursos e posturas, não de pessoas;
• Sugestões de temas e novas pautas.

Critérios para exclusão

Serão automaticamente excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:

• Xingamentos, palavras de baixo calão, ofensas ou ataques pessoais a outros leitores ou aos administradores do SEGPREVI;
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão;
• Manifestações de preconceito de quaisquer espécies;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações;
• Reprodução integral de textos longos de autoria de terceiros (nesses casos, copie um trecho pequeno e linke o original, citando o autor).

Termos de uso

Ao enviar um comentário, você concorda que:

• Seu comentário não será publicado imediatamente e será moderado de acordo com os critérios acima;
• Você é o autor e único responsável pelo conteúdo de seu comentário;
• Seu comentário poderá ser reproduzido anonimamente em materiais de divulgação do SEGPREVI.

Gratos pela compreensão,
Equipe SEGPREVI